Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foto: Emater/SchmittNo 6º Encontro de Senhoras Empreendedoras Rurais de Cambé, realizado nesta quarta-feira, 10, no Parque Figueira Branca, as 200 mulheres rurais participantes foram unânimes em colocar como uma das prioridades das políticas públicas municipal e estadual, a segurança no meio rural, para defesa física e patrimonial da família.

Segundo a engenheira agrônoma Marli Alcântara Perez Parra do instituto Emater Regional Londrina, e integrante da comissão organizadora do evento, esta questão foi amplamente debatida no encontro do ano passado e reforçada este ano, que a insegurança no campo persiste. “A proposta é de incluir uma representante das mulheres cambeenses no Conselho de Desenvolvimento Municipal para dar encaminhamento e acompanhar a evolução de medidas de proteção das famílias que vivem nas propriedades rurais”, destacou Marli.

Presentes na solenidade de abertura pela manhã o prefeito municipal João Pavinato e sua esposa Ana Paula de Angeli Andrade, presidente da Associação de Proteção Materno Infantil de Cambé; presidente do Sindicato Rural e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural o produtor João Antônio Menoli e o gerente regional do instituto Emater, engenheiro agrônomo Ildefonso José Haas na oportunidade representando o secretário Valter Bianchini da Seab.

Foram abordados no encontro os temas “Comportamento perante uma situação de risco”, pelo Capitão da PM Adauto Nascimento Giraldes Ameida; “Agronegócio para produtoras rurais”, por Roberto Belotti da Faep; além de saneamento, cultura, educação e equipamentos básicos sociais. Após o almoço de confraternização, as participantes debateram em grupo de estudos os problemas vivenciais e produtivos que enfrentam no cotidiano e sugeriram formas de encaminhá-los às estâncias decisórias. Formado um grupo de oito integrantes para aprofundar as discussões e propor encaminhamentos sobre saúde, transporte, segurança e estradas rurais e sugerido reunião do grupo com autoridades e lideranças locais para 1º de julho.

 “As senhoras aqui presentes sabem da importância do papel da mulher no desenvolvimento rural, seja nos empreendimentos da família fazendo uso da linha de crédito especial do Pronaf Mulher, seja na preservação ambiental compartilhando das propostas de redução do uso dos agrotóxicos, seja na mobilização para melhorar a segurança familiar e também participando dos movimentos de avanços das conquistas de gênero e levar propostas de avanços e conquistas nos fóruns maiores, como aquele grande encontro das mulheres na Expo-Londrina 2009”, lembrou o gerente Haas.

Cambé se destaca no cenário econômico com seu parque industrial que beneficia diretamente a população de 100 mil habitantes, embora a produção agrícola apresente contribuição determinante na economia local, com as grandes propriedades rurais produzindo soja, milho e trigo. São 48 mil hectares, em 850 estabelecimentos agrícolas, distribuídos em oito comunidades rurais. Ao todo, 8% da população vive ainda no campo, sendo que 30% das propriedades são da agricultura familiar diversificada. 

Este encontro das mulheres rurais faz parte da programação festiva e técnica da 13ª Semana da Agricultura de Cambé, que tem como ponto alto o jantar de confraternização na noite de sexta-feira, 12 envolvendo as famílias dos 124 agricultores e operadores de colheitadeiras, quando ocorrerá, com a presença de 800 convidados, a premiação do 16º Concurso Contra Perdas na Colheita de Soja.

Na promoção dos eventos o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Sindicato Rural, Prefeitura Municipal, Emater, Seab e Governo do Paraná, com apoio da Câmara Municipal, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Embrapa Soja, Corol, Funcac, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Platec e Planap. Tem apoio da Faep, Banco do Brasil, Credicorol, Horizon, Belagrícola, Integrada, Color Tintas e Cris Jeans.

(Sérgio Henrique Schmitt – Asimp/Emater)

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios