Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Já está em operação a nova subestação construída pela Copel para atender a expansão de demanda por energia elétrica no município de Cambé, região Norte do Estado.

A conclusão do empreendimento triplicou a capacidade de atendimento aos parques industriais da região, beneficiando diretamente 17 mil domicílios. Este número deve aumentar nos próximos meses, quando a unidade passar a assumir parte da carga do município de Rolândia.

Para os dois municípios e também para a vizinha Londrina, a entrada em operação da nova subestação proporciona maior flexibilidade de operação do sistema de distribuição de energia, reduzindo o risco de desligamentos.

De acordo com o presidente da Copel, Antonio Sérgio Guetter, o trabalho integra um grande volume de investimentos na modernização e expansão do sistema elétrico do Paraná, na cidade e no campo. “Concluímos recentemente a linha de transmissão entre Assis e Londrina, que interliga o sistema de transmissão em alta-tensão, e agora a subestação Cambé vem reforçar a malha de distribuição para a região Norte do Paraná”, comenta.

INVESTIMENTO - As obras são resultado de um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões, incluindo a construção da subestação, próxima ao estádio municipal no Jardim Tailândia, das linhas de transmissão para sua conexão a outras unidades em Londrina e Rolândia, e nove circuitos de distribuição encarregados pelo transporte da energia elétrica até os consumidores finais.

A nova subestação opera na tensão de 138 mil volts, com dois transformadores de capacidade de 21 MVA (megavolt-ampere), cada. Já na fiação elétrica da cidade foram substituídos 10 quilômetros de cabos convencionais por tecnologia de rede compacta, e construídos outros 10 quilômetros de novas redes, o que contribuirá para a redução da frequência e duração de eventuais interrupções no fornecimento de energia.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.