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Fomentar o empreendedorismo e facilitar o atendimento aos empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas. Esses são os objetivos do Ponto de Atendimento ao Empreendedor, que comemora, na semana que vem, no dia 26 de abril, dois anos de atuação em Cambé. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre o Sebrae/PR, a Prefeitura de Cambé e a Associação Comercial e Empresarial de Cambé (ACIC).

O Ponto de Atendimento ao Empreendedor segue o novo modelo formatado pelo Sebrae/PR para prestar um melhor atendimento aos empresários e empreendedores que antes precisavam se deslocar até Londrina, para participar das ações promovidas pela entidade. A infraestrutura permite a realização atendimentos, consultorias, além de promoção de workshops e treinamentos.

João Pavinato, prefeito de Cambé, diz que o Ponto de Atendimento é um sonho consolidado. “O Sebrae/PR oferece apoio para os empresários de micro e pequenos negócios. A assistência do Sebrae/PR aumenta as possibilidades de sucesso dessas empresas, que contribuem com o crescimento do município, a partir da geração de empregos e renda.”

Rubens Negrão, consultor do Sebrae/PR, destaca a importância das empresas de pequeno porte no desenvolvimento econômico e social de uma determinada região. No Brasil, e também no Paraná, 99% das empresas estabelecidas são classificadas como micro e pequenas empresas. Elas respondem por 60% em média dos empregos com carteira assinada no Brasil, por isso a necessidade de investir em capacitação para torná-las mais competitivas.

“Os empreendedores de Cambé estão mostrando que têm consciência sobre a importância de melhorar a gestão para aumentar a lucratividade do negócio. Nesses dois anos de funcionamento, o Ponto de Atendimento de Cambé é referência no número de atendimentos”, afirma Negrão.

Para se ter uma ideia, desde que o Ponto de Atendimento foi instalado, mais de 2.200 empresas já foram atendidas. Além disso, o volume de formalizações tem aumentado. “O número de microempreendedores individuais (com faturamento de até 60 mil por ano) saltou de 98 para aproximadamente 1 mil, até o final de 2013”, conta Lourdes Maçola, secretária de Desenvolvimento Econômico de Cambé. A secretária acrescenta que a oferta de capacitações no próprio município ajuda a diminuir a taxa de mortalidade das empresas.

Junior Cesar dos Santos, presidente da ACIC, destaca que o Ponto de Atendimento é um conquista para toda a comunidade Cambé. “A união dos parceiros foi fundamental para a instalação da unidade. O espaço valoriza o comércio e a indústria e possibilitou a facilidade no acesso a novas informações”, avalia o dirigente.

Um dos clientes assíduos do Sebrae/PR em Cambé é o empresário Ronaldo Massacani, que já participou de consultorias e treinamentos na área de gestão e visual de loja.  “As capacitações ajudaram muito e os resultados foram positivos. As mudanças influenciaram no faturamento da empresa. Agora, estou incentivando meus funcionários a participarem”, destaca o empresário.

O Ponto de Atendimento ao Empreendedor em Cambé fica na Avenida Inglaterra, nº 491.

(Assessoria de Imprensa Savannah Ações em Comunicação - empresa licitada do Sebrae/PR)

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