Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Cambé iniciou estudos para a contratação em caráter de emergência de uma empresa para realizar os serviços de roçagem no município. A empresa será responsável pela manutenção da roçagem das áreas públicas da cidade e de terrenos vazios particulares. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente estima que a cidade tem mais de quatro milhões de metros quadrados de áreas com mato. 

O serviço de roçagem no município está prejudicado desde 2015, quando a Justiça embargou um processo licitatório devido a um disputa entre duas empresas concorrentes. Desde então, a roçagem é executada pela própria Prefeitura. "A estrutura nossa não consegue atender a demanda da cidade, principalmente nessa época do ano em que o mato cresce muito. Com o nosso pessoal, demoramos cerca de quatro meses para roçar todas as áreas públicas de Cambé. Nossa capacidade é insuficiente, já que no verão cada espaço deveria ser roçado uma vez a cada 40 dias", explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Roberto Mattos do Amaral.

Na Ouvidoria do município foram registradas 110 queixas sobre o mato alto só nos primeiros 40 dias do ano. As reclamações mais recorrentes são relativos aos diversos riscos da situação, como a proliferação do mosquito da dengue, insetos, ratos, animais peçonhentos, dificulta a visibilidade nos cruzamentos, além de ser um problema para a segurança dos bairros.

Para Franciele Garcia, moradora do centro, a situação é bastante grave. O terreno vazio ao lado de sua residência gera transtornos diários. "Desde que mudei para cá, o dono do terreno não fez nenhuma limpeza. Por causa do abandono e do mato alto, na minha casa já uma cobra, escorpiões e muito pernilongo. Tem até um cacho de abelha no meio do terreno". Franciele afirma que ela e uma outra vizinha já pagaram do próprio bolso para fazer a roçagem no lote. "Contratamos por conta própria por que não havia outro jeito. Mas é injusto assumirmos esses custo por uma propriedade de outra pessoa. Não é nossa responsabilidade, mas o problema acaba sendo nosso", relata ela. A moradora também se queixa da insegurança. "Estou pensando em até aumentar o muro da minha casa, por que o mato alto elevou o nível do terreno do lado", declara.

O problema se repete em outros bairros da cidade. De acordo com o Presidente da Associação dos Moradores do Jardins Ana Eliza II, III e Rian, há vários relatos de insetos e animais invadindo as residências. "Conversamos com diversos moradores da região que reclamam da infestação de mosquitos, pernilongos e aranhas nos bairros", afirma Jorge Augusto Teodoro. Para ele, o problema se agrava com a falta de cuidado da própria população. "O mato alto também é um problema de conscietização: os donos dos terrenos não fazem a manuntenção e a população ainda descarta lixo nesses espaços. É preciso ter consciência que isso gera transtornos para toda a comunidade. Além  do problema de saúde, da proliferação do mosquito da dengue, existe o problema da segurança, já que esses terrenos muitas vezes são utilizados como esconderijo para assaltantes", defende o líder comunitário. 

A contratação emergencial de uma empresa teria um efeito imediato nesse proplema da cidade, segundo a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. "Com uma empresa contradada atuando junto com a nossa estrutura, conseguiremos por em dia a roçagem das áreas públicas e também dos terrenos particulares", garante o secretário. De acordo com dados da Secretaria de Fazenda e da Secretaria de Meio Ambiente, Cambé possui cerca de 7 mil terrenos vazios, o equivalente a 2 milhões de metros quadrados. Os proprietários de terrenos com mato alto serão notificados, multados e obrigados a pagar ao município os custos da roçagem na sua propriedade. 

A Secretaria de Administração publicou hoje o aviso de cotação de preço e as empresas interessadas devem protocolar suas propostas na Prefeitura no dia 23. O termo de referência prevê a roçagem de até 2 milhões de metros quadrados por mês pela empresa com prazo máximo de 180 dias de contrato.

COM/PMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.