Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O programa de castração de cães e gatos voltou a funcionar em Cambé. A castração  é exclusiva para os animais de rua e para famílias com baixa renda, que passarão por análise da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. São oferecidos serviços de medicina veterinária referentes à esterilização cirúrgica, aplicação de vermífugo, vacinação antirrábica e antiviral.

Para Maurício Gomes, responsável pelo programa de castração na Secretaria de Agricultura e do Meio Ambiente, o fato de esses animais estarem bem cuidados e castrados aumenta as chances de serem adotados. “A castração desses animais, além de contribuir no controle de reprodução, também diminui os desvios comportamentais do animal, reduzindo brigas e agressões aos pedestres e previne o aumento de zoonoses”, completou Gomes.

A identificação, classificação, captura e transporte desses animais até à clínica é de responsabilidade de pessoas, instituições e ONGs ligadas à proteção de animais. Para que o serviço seja realizado pela clínica, é necessário adquirir uma requisição expedida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Um acordo da Secretaria com as ONGs permitiu a redução dos gastos com as diárias do pós-operatório desses animais. Gomes pontuou que agora as ONGs ficam responsáveis pelos encaminhamentos desses animais após a cirurgia. Com isso, o número de castrações tende a aumentar de 15 para 44 castrações por mês.

O programa é exclusivo para animais de rua. Famílias com baixa renda também podem solicitar o serviço, que passará por análise da Secretaria. Mais informações pelo telefone 3174-0493.

ASCOM/PMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.