Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Fazenda, em parceria com a Secretaria de Captação de Recursos, recebeu três novos tablets no começo de agosto para auxiliar no trabalho dos fiscais da pasta e para facilitar a abertura de novas empresas no município. O secretário de Fazenda, Gabriel Cândido, ressalta que os equipamentos vão permitir que os alvarás de licença sejam liberados mais rapidamente, favorecendo a abertura de empresas no município.

O secretário pontua que, atualmente, a parte das etapas é feita manualmente. “Depois que os futuros empresários fazem o cadastro no Empresa Fácil e nós recebemos esses documentos, boa parte dos processos são feitos por meio de papel impresso, o que faz com que seja muito burocrático e mais lento”, explica. De acordo com ele, com esses novos equipamentos as informações cadastradas pelo empresário vão direto para o fiscal, que vai fazer a vistoria e encaminhar o relatório diretamente ao sistema.

Ainda segundo Cândido, Cambé gasta em média um dia e quatro horas para liberar um alvará de licença, uma média baixa se comparada à do Paraná (um dia e 15 horas) e a do Brasil (três dias e uma hora). “Nossa expectativa é reduzir mais ainda esse tempo, favorecendo os novos empresários e também agilizando o nosso trabalho”, pontua.

Segundo o secretário, a mudança na Lei de Zoneamento e outras mudanças administrativas que foram feitas já auxiliariam nessa redução de tempo, mas a ideia é diminuir ainda mais essa espera. “O empresário não quer e não precisa ter que conseguir diversos documentos para abrir uma empresa. Com essas mudanças e os novos aparelhos, vamos desburocratizar e agilizar o trabalho”, frisa Cândido.

Os fiscais da Secretaria de Fazenda começaram a usar os equipamentos no último dia 9 e a economia vai além da questão do tempo de espera. “Essa mudança também possibilita que o nosso trabalho seja mais sustentável, pois vamos substituir as impressões de papel pelo meio online, além de evitar que os fiscais fiquem indo e voltando a todo o momento”, detalha.

Gabriel Cândido ainda pontua que essa alteração no formato não vai ser refletida nas taxas que devem ser pagas. “O valor do serviço vai continuar o mesmo, mas com mais agilidade e menos burocracia”, finaliza.

NCPMC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.