Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Empresas foram reconhecidas pelo manejo correto dos resíduos industriais, capacitação dos funcionários e outras ações ligadas à gestão sustentável dos negócios

Trinta e uma indústrias que fazem parte do Programa de Gestão Ambiental no Polo Moveleiro de Arapongas, no Norte do Paraná, receberam, na última segunda-feira, dia 28, o Ecoselo, certificado que reconhece o nível de responsabilidade das empresas com a gestão ambiental dos negócios. O selo possui três categorias – ouro, prata e bronze -, tem validade de um ano e poderá ser usado nas embalagens e materiais publicitários das fábricas.  A iniciativa é do Centro Tecnológico de Efluentes e Resíduos (Cetec ONG), Sindicato da Indústria de Móveis de Arapongas (Sima), e Sebrae/PR, e tem o patrocínio da ARAUCO S/A.

O consultor do Sebrae/PR em Arapongas, Julio Cesar Rodrigues, destaca que a certificação representa um ganho de competitividade para as indústrias de móveis da região. “Elas se tornam referências em sustentabilidade”, afirmou. Além disso, são reconhecidas por fornecedores e clientes como empresas ambientalmente responsáveis e que possuem uma gestão diferenciada.  Para obter o selo, precisam atingir no mínimo 70% de conformidade. A certificação avalia critérios relacionados aos cuidados com o meio ambiente, como documentação e licenciamento, resíduos, efluentes, emissões atmosféricas, ruído, saúde e segurança ocupacional, inflamáveis e recursos naturais.

O presidente do Cetec ONG, João Angelo Tudino, informou que as empresas participantes do programa recebem ajuda para interpretar e cumprir corretamente a legislação ambiental que, para leigos, é um tanto complexa. “Para as empresas de pequeno porte, principalmente, é mais difícil lidar com a documentação. Nosso papel é orientá-las e apontar melhorias na gestão dos resíduos”, lembrou. E, no final, quem sai ganhando é o meio ambiente, segundo Tudino. Ele é dono da Combinare, empresa que também foi reconhecida com a certificação.

Na avaliação do vice-presidente do Sima, Irineu Antonio Borrasca, o Programa Ecoselo, que existe desde 2008, contribuiu muito para a evolução das fábricas participantes. “Antes, pegávamos um palito de fósforo e incinerávamos todo o material que seria descartado. Hoje, tudo é reaproveitado”, comparou. Segundo Borrasca, hoje, alguns resíduos são reenviados para as indústrias, a madeira vai para uma usina, onde é transformada em briquete e revendida para caldeiras. “Os resíduos que já não podem mais serem reaproveitados são levados para aterros sanitários registrados”, acrescentou.

A KNR recebeu o Ecoselo pelo segundo ano consecutivo. Um dos sócios da empresa, Ronaldo Martins da Silvia, comemorou a melhoria na pontuação. A fábrica que, no ano passado, recebeu a certificação no nível bronze, em 2016 ganhou a prata. “Hoje, segregamos melhor os materiais, identificamos tudo o que será descartado, e os resíduos saem da fábrica com mais qualidade para serem reaproveitados”, avaliou. Segundo o empresário, os funcionários também ficaram mais conscientes com relação à responsabilidade ambiental. “Vamos continuar no programa e buscar o ouro no ano que vem”, afirmou.

Empresas certificadas com o Ecoselo:

Categoria bronze: KAA Brasil; Móveis Cardeal; Star Box; Frazotto; Moval.

Categoria prata: Majoka; Combinare; Vitaflex; KNR; Stanza; D’Monegatto; Incoflex; Madetec; Móveis Estrela; Poquema; Class Mobile; Colibri; Móveis Belo.

Categoria ouro: Triunfal; Linea Brasil; DJ Móveis (Sabáudia); DJ Móveis (Arapongas); QMovi; Inusittá; Demóbile; HB Móveis; Kits PR; Caemmun; Molufan; Nicioli; Albatroz.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.