Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento define diretrizes e escolhe os representantes da sociedade civil que irão compor o CMDI para o biênio 2016-2018

“Qualidade de Vida da Pessoa Idosa de Londrina: responsabilidade da família, da sociedade e do Estado” é o tema da 8ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, realizada nesta quinta-feira (15). O evento, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e pela Secretaria Municipal do Idoso, levou centenas de participantes ao auditório da Igreja Nova Aliança, na região central.

O objetivo do encontro é debater propostas e fixar diretrizes que irão nortear as ações do CMDI para o biênio 2016-2018, e eleger os representantes da sociedade civil que vão compor o Conselho neste período.

Na abertura, a secretária municipal do Idoso, Maria Inez Mazzer Barroso, declarou que a Conferência representa um momento importante, uma vez que as decisões do Conselho, e a parceria com o Município, são determinantes para o rumo dos direitos dos idosos para os próximos anos. “O Conselho é um órgão fiscalizador, tem suas ações e trabalha de forma integrada com a nossa secretaria. Existem as votações e a gestão dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI), que é destinado especificamente a proporcionar mais qualidade de vida a este público”, ressaltou. 

O presidente da atual gestão do CMDI, Manoel Rodrigues do Amaral, disse que a meta do Conselho é trazer os idosos para os debates, ouvi-los e conhecer suas necessidades para que as demandas possam ser reivindicadas ao poder público. “É importante lembrar que o Conselho e a Secretaria do Idoso sempre trabalharam em parceria, buscando o melhor para atender os direitos dos idosos. Ter uma política pública específica para pessoas idosos é um exemplo para o Brasil. Precisamos de um Conselho forte e atuante para que os direitos dos idosos sejam respeitados”, salientou.

O evento contou com a palestra “Qualidade de Vida da Pessoa Idosa de Londrina: responsabilidade da família, da sociedade e do Estado”, com Simone Fiebrantz P. Paraná, que é nutricionista, professora e presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Seção Paraná.

De acordo com o CMDI, em Londrina, atualmente 12% da população é formada por pessoas com mais de 60 anos de idade, totalizando quase 70 mil idosos. A quantidade de pessoas idosas na cidade supera a população total estimada de 374 dos 399 municípios do Paraná.

Investimentos - Nos últimos anos, o município de Londrina teve conquistas importantes para os idosos. De 2012 a 2015, o Município recebeu, via fundo municipal, R$ 2.774.175,00 em doações de empresas. O dinheiro foi utilizado para viabilizar reformas   e promover melhorias nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) de Londrina.

Deste montante, R$1 milhão foi doado pela Ambev, em 2014. O dinheiro doado está sendo aplicado na construção do primeiro Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região norte. O empreendimento será uma referência para a região, que é a segunda da cidade com maior número de idosos, tendo 16 mil pessoas com 60 anos ou mais.

O CCI Norte está em fase de licitação e a previsão é de que as obras sejam iniciadas ainda no final deste ano. O Centro será construído próximo à Saul Elkind, principal avenida da região norte. O espaço terá cerca de 640 metros quadrados de área e contará com dois auditórios, biblioteca, salão de eventos, salas de oficinas, de atendimento e de espera, cozinha, lavanderia, banheiros, pátio de serviço.

Também estiveram presentes na Conferência o promotor de Defesa dos Direitos do Idoso, Miguel Jorge Sogaiar, representando o Ministério Público do Paraná em Londrina; a secretária municipal de Assistência Social, Telcia Lamônica de Oliveira, e representantes de conselhos e entidades locais.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.