Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um conjunto de atividades promovidas pelo Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) marca o transcurso do Dia do Administrador, celebrado em 9 de setembro em alusão à Lei nº 4.769/65 que regulamentou a profissão.

Nos dias 8 e 9 de setembro acontece em Cianorte o II Fórum Noroeste de Administração, com a participação de dois palestrantes de renome nacional e alto gabarito. O tema central será "Administração – 50 anos de conquistas". No primeiro dia, o filósofo, professor, mestre e doutor em educação Mário Sérgio Cortella profere a palestra "Da oportunidade ao êxito: mudar é complicado? Acomodar é perecer!". Hoje, 9, o mestre em educação, professor, especialista em inovação, redes de comunicação e eficiência em relações humanas Flávio Rosário discorre sobre "Como administrar empresas inovadoras". O Fórum acontece no Centro de Eventos Empório Brasil (Avenida Paraíba, 1.630).

Publicação científica

Nesta terça-feira, dia 9 o CRA-PR também lança sua revista eletrônica científica com artigos de autoria. A iniciativa tem por objetivo promover a divulgação, o acesso e a troca de informações, conhecimentos e teses sobre a ciência da administração.

Segundo o presidente do CRA-PR, Gilberto Serpa Griebeler, "os profissionais de administração registrados no Paraná passam a ter um canal de participação ativa, propositiva e inovadora no desenvolvimento do Estado e do país, considerando que a falta de gestão qualificada prejudica imensamente a sociedade brasileira, que não mais tolera o desperdício de recursos e competências, a corrupção, a ineficiência, o excesso de burocracia, as obras improvisadas e mal executadas". Griebeler realça o papel da pesquisa científica e tecnológica nesse cenário em que o protagonismo dos profissionais de administração pode fazer a diferença: "Nosso objetivo é valorizar o profissional capacitado e preparado para exercer a gestão das organizações públicas, privadas e do terceiro setor com sua formação técnica e humanista, o que resulta em benefícios à sociedade e ao país", afirma.

O CRA-PR tem priorizado a formação de parcerias com as instituições de ensino superior, investindo na qualificação dos profissionais e na atualização dos seus registrados por meio de eventos técnicos e científicos realizados em todo o Estado.

Fiscalização intensiva

De 9 a 15 de setembro o CRA-PR realiza a SIF – Semana Intensiva de Fiscalização com "blitze" em diversas organizações públicas e privadas simultaneamente em várias cidades para averiguação da condição legal no que se refere à profissão.

Certificação profissional

O Sistema CFA/CRAs (Conselho Federal e Conselhos Regionais de Administração) lançou este ano o Programa de Certificação Profissional. Voltada para administradores e tecnólogos que desejam se distinguir no mercado de trabalho, a certificação é opcional, tem validade por três anos e visa conferir um selo de qualidade à carreira dos profissionais de administração, atestando seu conhecimento e suas habilidades em áreas específicas de atuação. Os trabalhos são conduzidos pelo Instituto de Certificação dos Profissionais da Seguridade Social (ICSS). São adotadas duas modalidades: prova e experiência.

No momento estão abertas as inscrições para a certificação profissional por experiência de administradores com ênfase em recursos humanos. Podem solicitar a certificação administradores e tecnólogos com registro profissional e cinco anos de experiência em gestão ou consultoria na área de recursos humanos. Ainda este ano o programa oferecerá a opção pela certificação por prova – módulo RH. Outras áreas da administração serão certificadas futuramente.

Segundo o presidente do CRA-PR, Gilberto Serpa Griebeler, "a certificação valoriza os profissionais, posicionando-os em um patamar de maior credibilidade no mercado". A iniciativa estimula as instituições de ensino de administração a melhor cumprir seu papel na formação dos estudantes de graduação e pós-graduação.

Outros fóruns

Em 8 e 9 de outubro o CRA-PR realiza em União da Vitória o I Fórum Sul Paranaense de Administração. O filósofo Eugenio Mussak discorre sobre o tema "Administração: uma ciência em evolução". O consultor José Rafael Medeiros Filho aborda o tema "Como transmitir o DNA da empresa para os colaboradores". O consultor de empresas espanhol José Maria Gasalla apresenta sua palestra sobre "Liderança por confiança, o grande desafio". O evento tem lugar no Cineteatro Luz (Rua Carlos Cavalcanti, 124 – Centro).

Em 22 e 23 de outubro acontece em Campo Mourão o Fórum Regional de Administração. Na oportunidade o administrador Gelson Luiz Uecker profere palestra sobre "A competitividade com criatividade e inovação" e o filósofo Eugenio Mussak aborda o tema "Administração: uma ciência em evolução". O evento tem lugar no Espaço Allure (Rua Roberto Brzezinski, 1520 – Centro).

Os fóruns são dirigidos a administradores, empresários, estudantes da área e comunidade. São isentos de taxa de inscrição os profissionais registrados no CRA-PR adimplentes. O valor da inscrição é de R$ 40,00 para estudantes e R$ 80,00 para profissionais de outras áreas. É fornecido certificado aos participantes mediante resposta à pesquisa de satisfação enviada pelo CRA-PR. Interessados devem providenciar sua inscrição na página do CRA-PR na Internet: www.cra-pr.org.br.

Asimp/CRA-PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.