Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A ação tem por objetivo desburocratizar diversos processos no Brasil e promover a ocupação dos espaços urbanos

Desburocratizar os processos que envolvem as empresas do segmento da alimentação fora do lar, possibilitando a abertura de novos empreendimentos e a criação de novos empregos. Pensando nisso, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) acaba de lançar no Estado do Paraná o manifesto Simplifica Brasil, medida que será discutida com empresários do setor e com o poder público nos próximos meses.

"O excesso de burocracia rema contra os empreendedores brasileiros. Ela é uma grande inimiga, responsável, inclusive, pelo fechamento de diversos empreendimentos, desmotivando os empresários que sonham em investir em seu próprio negócio. É necessário que essa estrutura seja revista no Brasil. Desta forma, as empresas terão mais segurança para desenvolver seus serviços, gerando empregos e contribuindo para o crescimento do país”, comenta Marcelo Woellner Pereira, presidente do conselho estadual da Abrasel – PR.

O Simplifica Brasil defende que a desburocratização deve ser cobrada das autoridades responsáveis e ressalta os discursos nas esferas nacionais, estaduais e municipais. Além disso, a campanha busca maior eficiência tributária e leis de trabalho que permitam horários mais flexíveis e que garantam aos funcionários a possibilidade de conciliar vida pessoal e trabalho. “Vamos buscar diversas melhorias para a nossa classe, incentivando a conversa entre o setor e as autoridades. Temos certeza que os governantes irão escutar o segmento da alimentação fora do lar, um dos grandes alicerces da economia brasileira e responsável pela geração de milhões de empregos em todo o Brasil”, detalha Marcelo.

Além dos aspectos burocráticos, a ação vai tratar da vida urbana nos espaços das ruas, promovendo a sociabilização e a qualidade de vida. Para a Abrasel - PR, as ruas com toldos, cafés, escolas, moradias e escritórios são a mais ampla vitrine de uma sociedade aberta aos negócios e às oportunidades de trabalho. Buscando apoios para o Simplifica Brasil, a entidade encontrou no arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Estado do Paraná, um grande incentivador. “É preciso que haja a coexistência espontânea, nas ruas, sem que o governo fique o tempo todo inventando padrões para os bares e restaurantes. O único padrão é o de não se obstruir a passagem nas calçadas. E pronto. Padrão é sempre mediocridade”, explica Lerner.

O arquiteto criticou o espaço que, nas cidades brasileiras, se oferece aos carros, em detrimento da convivência entre as pessoas. “As cidades foram privatizadas pelos automóveis. Até mesmo nas residências, o que se dá é o máximo de espaço para os automóveis. Aqui, constroem-se 300 metros quadrados de apartamento, e 100 metros são para o automóvel. Quando se cria uma faixa exclusiva para ônibus, as pessoas reclamam. E há os condomínios, cada qual personalizado com um nome diferente, colocando-se todo mundo dentro dos muros, com espaços gourmets, pet shop, home theater, e por aí vai. Precisamos revitalizar as ruas para fazer com que as pessoas ocupem elas novamente”, completa Lerner.

Eduardo Betinardi/Asimp/Abrasel

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.