Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) realizou na última sexta feira, na Prefeitura de Londrina, uma reunião com diversas secretarias e instituições para debater e articular um projeto que tem como objetivo promover, por meio de um trabalho integrado, o reaproveitamento de resíduos e materiais diversos gerados nos cemitérios.

O superintendente da Acesf, Douglas Pereira (Tio Douglas) abriu o encontro fazendo uma apresentação para descrever o projeto em linhas gerais, mostrando seus principais objetivos, o público-alvo, as possibilidades de atuação e expectativas dos parceiros em potencial. “A ideia principal é unir várias frentes importantes da nossa cidade para desenvolver um projeto sustentável que irá beneficiar a população de baixa renda, estudantes, famílias da zona urbana e rural, entre outros envolvidos com o projeto.”, destacou.

Tio Douglas disse que o projeto tem como foco trabalhar com o reaproveitamento de materiais diversos como flores e folhas secas, madeiras e espuma floral proveniente das coroas, vasos plásticos e substrato dos vasos de flores e parafina (borra) das velas derretidas. “Precisamos fazer uma destinação mais adequada dos materiais que reservamos e reduzir a quantidade de lixo que é gerado, utilizando os resíduos de forma sustentável e transformando-os em coisas positivas para a sociedade. Para amadurecer essa ideia, precisamos envolver o maior número de pessoas e fortalecer a conscientização dos cidadãos”, afirmou.

O assessor para Projetos Estratégicos da Prefeitura de Londrina, Luiz Figueira de Mello, parabenizou Tio Douglas pela iniciativa e ressaltou que o espírito de integração do Município, com suas secretarias, órgãos e entidades parceiras, é essencial para o desenvolvimento de uma construção coletiva e benéfica à comunidade. “Através de um projeto com soluções inteligentes, será possível viabilizar ações que irão beneficiar famílias de baixa renda, promovendo geração de renda e também a conscientização sobre o cuidado com os espaços públicos”, comentou.

Outros encontros serão realizados, em breve, para debater o projeto com autoridades municipais e representantes de entidades e instituições locais. A reunião ocorreu no Auditório da Prefeitura de Londrina e contou com a presença de diversas secretarias municipais e representantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sebrae, Tiro de Guerra de Londrina, Patronato Penitenciário, Vigilância Sanitária e Prefeitura de Rolândia.

Sobre o projeto – De acordo com a proposta, idealizada pela Acesf e apresentada durante a reunião, a intenção é proporcionar uma alternativa às famílias de baixa renda, envolvendo escolas públicas, instituições de ensino e a sociedade organizada através de entidades e cooperativas. As ações também visam articulações no sentido de estudar opções para uma melhor utilização das capelas mortuárias dos distritos.

A ideia é contribuir com a promoção da autoestima e estímulo ao exercício da cidadania de homens e mulheres carentes do Município, promovendo, entre outras coisas, capacitações profissionais, por meio do artesanato e da utilização das borras de velas, e oficinas para produção de vasos, cultivo de mudas frutíferas, hortaliças e flores.

Para isso, o projeto prevê, junto aos parceiros, a disponibilização ou doação de mudas, sementes, adubo, compostos orgânicos, substratos, palestras na área de produção, assessoria técnica, doação de maquinários e ferramentas obsoletos. Também busca viabilizar mão de obra para triagem dos vários tipos de materiais existentes nos cemitérios, trabalho que já ocorre com ações pontuais junto ao Patronato Penitenciário e Tiro de Guerra, por exemplo. Além disso, inclui a realização de oficinas de estudo, profissionalização e feiras de empreendedorismo.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.