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O deputado estadual Tercilio Turini (CDN) está pedindo apoio do Governo do Estado para incluir a construção do Contorno Leste de Londrina entre as obras previstas no Lote 3 das novas concessões de rodovias do Paraná. Como o Contorno de Arapongas vai sair das obrigações da futura concessionária, porque a Viapar está se comprometendo judicialmente a executá-lo mesmo depois do término dos atuais contratos, os recursos previstos anteriormente para esse empreendimento podem ser realocados para o Contorno Leste - defendeu o deputado durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná, na terça-feira (19).

O Ministério Público Federal está firmando acordo com a concessionária Viapar, que se compromete judicialmente a construir o Contorno de Arapongas e outras obras mesmo após o encerramento das atuais concessões, no dia 27 de novembro deste ano. "Como o Contorno de Arapongas não estará mais entre as obrigações da nova concessionária, entendemos ser plenamente viável a indicação do Contorno Leste de Londrina no contrato do Lote 3", argumenta Turini em requerimento enviado ao chefe da Casa Civil, Guto Silva, secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex e ao diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Alexandre Porto Mendes de Sousa.

O Contorno Leste foi reivindicado oficialmente ao Ministério da Infraestrutura, que está finalizando em conjunto com o Governo do Estado as minutas do edital e dos contratos de concessão. O deputado e um grupo de entidades do setor produtivo londrinense protocolaram documentos solicitando a inclusão da obra. Em audiência pública, técnicos do Ministério confirmaram que o contorno foi analisado e considerado viável, mas alegaram não estar contemplado devido ao custo.

A proposta é construir um ramal rodoviário com início na PR-445, nas imediações da unidade da cooperativa Cocamar, ligando até a BR-369 num ponto próximo ao Contorno de Ibiporã. O contorno vai retirar todo o tráfego pesado da área urbana e facilitar o deslocamento de quem viaja de Curitiba, Ponta Grossa, Porto de Paranaguá, Vale do Ivaí e região central do Paraná em direção a Ibiporã, Cornélio Procópio, Bandeirantes e a divisa com São Paulo. O mesmo acontece com quem trafega no sentido inverso, do Norte e Norte Pioneiro em direção ao Sul do estado.

"É um empreendimento de grande relevância para a integração rodoviária e a abertura de novas áreas de expansão econômica. Por isso, precisa estar nas ações estratégicas dos governos federal e estadual. As concessões terão duração de 30 anos e se a obra não for incluída agora, o Norte do Paraná vai ficar mais três décadas sem o Contorno Leste", afirma o deputado. Ele salienta ainda que Londrina, o segundo maior município do Paraná, só tem uma grande obra no Programa de Exploração de Rodovias, que é o Contorno Norte. "Essa obra já deveria ter sido feita, a população pagou com as tarifas abusivas de pedágio", diz.

"Em reconhecimento à Região Metropolitana de Londrina e sua contribuição ao nosso estado, reivindicamos mais uma vez a construção do Contorno Leste. Com a iminente retirada do Contorno de Arapongas das novas concessões, uma decisão política do governo estadual ampliará as chances de inclusão do Contorno Leste no Lote 3. A oportunidade está criada e o momento não pode ser desperdiçado", declara Tercilio Turini.

O empreendimento foi analisado pelos técnicos do Ministério de Infraestrutura na elaboração do novo modelo de concessão. No entanto, não foi incluído com a alegação de que o investimento de R$ 300 milhões seria inviável.

Londrina e outros municípios reivindicam o Contorno Leste como prioridade nas obrigações do Lote 3. As próximas concessões estão programadas para 30 anos. Se o Contorno Leste não for definido agora como estratégico e necessário, o desenvolvimento de Londrina e toda a região estará comprometido.

ALEP

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