Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os cursos do Pronatec da Unopar Arapongas realizam hoje, quinta-feira, dia 23 de abril, uma ação solidária para ajudar a repor os estoques de sangue do Instituto de Hematologia de Londrina (IHEL). A iniciativa, chamada Doe Alguns Minutos por Uma vida, envolve 240 alunos dos cursos de Logística, Estética, Farmácia, Enfermagem, Análises Químicas e Informática. A partir das 18h e até às 22h30 os estudantes e professores fazem um verdadeiro mutirão de doação de sangue, aproveitando a oportunidade para oferecer vários serviços gratuitos para quem quiser participar da ação. “Nosso objetivo é regularizar o estoque do IHEL, que está bem baixo depois do período do Carnaval. Sabemos que nesta época do ano, historicamente, as doações diminuem com a chegada das temperaturas mais frias. Além disso, essa ação interdisciplinar consegue integrar e incentivar a participação de todos os alunos", explica o professor Maicon Depieri, coordenador do Pronatec na Unidade.

Cada curso participa com a sua especialidade. Assim, os alunos de Logística ficaram encarregados de organizar o evento, definir o local de montagem dos estandes e a recepção dos participantes; os alunos de Enfermagem vão fazer afeição de pressão, testes de glicemia e orientações de saúde. O curso de Farmácia vai oferecer testes de tipagem sanguínea: em três minutos a pessoa fica sabendo qual é o seu tipo de sangue. O curso de Informática criou um sistema para calcular o IMC (Índice Massa Corporal) dos doares e visitantes. Eles vão descobrir na hora se estão com excesso de peso, sobrepeso ou em risco de obesidade. Os estudantes de Análises Químicas criaram sabonetes em forma de gotas de sangue para oferecer aos participantes, lembrando a necessidade das doações. O curso de Estética vai oferecer massagens, esfoliação de mãos, design de sobrancelhas e maquiagem.

Além dos três mil alunos da Unidade Arapongas, o evento também é aberto para a comunidade externa. Cada doador beneficia pelo menos outras três pessoas. Para doar sangue é preciso ser maior de 18 anos, estar com a pressão estabilizada, não estar tomando medicação e ter peso mínimo. Os homens podem doar a cada 60 dias e as mulheres a cada 90 dias.

Phoenix Finardi Martins/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.