Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atendimentos, antes direcionados apenas aos MEI, agora serão estendidos para microempresas e empresas de pequeno porte

Parceria entre a Prefeitura de Alvorada do Sul e Sebrae/PR foi ampliada para atender mais empreendedores, especialmente neste momento de crise. Crédito: Divulgação.

Para apoiar a retomada da economia local e dar continuidade às ações de melhoria do ambiente de negócios, a Prefeitura de Alvorada do Sul, no norte do Paraná, renovou a parceria com o Sebrae/PR em 2021. As ações do programa Cidade Empreendedora serão ampliadas e os atendimentos contemplarão os microempreendedores individuais (MEI), por meio da Sala do Empreendedor, e também as micro e empresas de pequeno porte.

O município integra o programa há quatro anos e comemora resultados no desenvolvimento local. Em 2017, Alvorada do Sul formalizou o Comitê Gestor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE), que está à frente de várias ações estruturantes para fomentar a economia e apoiar os pequenos negócios da cidade. No mesmo ano, os MEI ganharam um ponto de atendimento, a Sala do Empreendedor, e os empresários passaram a ter acesso a um agente de crédito da Fomento Paraná.

Em 2018, a Prefeitura iniciou a oferta de capacitações para empresários sobre compras públicas para incentivar a participação das pequenas empresas da cidade nas licitações municipais. Também estabeleceu como prioridade a contratação pública de MPEs sediadas local ou regionalmente, até o limite de 10% do melhor preço válido, e implantou um modelo de licitação exclusiva para empresas de pequeno porte.

No mesmo ano, Alvorada do Sul passou a integrar o programa de Educação Empreendedora do Sebrae/PR e levou para as escolas municipais o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Além disso, incluiu a disciplina de Educação Empreendedora na grade curricular das escolas do município.

Ainda em 2018, a cidade criou a Lei da Inovação e o Fundo da Inovação e implantou a Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios). Naquele ano, promoveu a 1ª Feira do MEI e a Sala do Empreendedor foi premiada pelo Sebrae/PR com o Selo de Referência em Atendimento, na categoria Prata, conquista que se repetiu no ano seguinte.

Em 2019, Alvorada do Sul intensificou o trabalho de incentivo à participação de pequenas empresas em compras públicas e ofereceu capacitações para os negócios interessados em participar das licitações. Em 2020, a Prefeitura assinou um termo de parceria com o Sebrae/PR para a implantação do programa Compra Alvorada do Sul. Por conta da pandemia, disponibilizou atendimento online e promoveu uma edição virtual da Feira do MEI e do Produtor Rural.

A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, destaca a importância da continuidade das ações, especialmente neste momento de pandemia, em que os negócios locais precisam de apoio. “A parceria foi ampliada justamente para oferecer suporte às pequenas empresas na crise. As ações, antes focadas no MEI, agora serão estendidas, também, a microempresas e empresas de pequeno porte”, conta.

O prefeito de Alvorada do Sul, Marcos Antonio Voltarelli, diz que a parceria com o Sebrae/PR ao longo dos últimos anos trouxe importantes conquistas para o município, com a melhoria da gestão dos MEI e a ampliação dos atendimentos realizados pela Sala do Empreendedor a cada ano. “O objetivo agora é ampliar o trabalho em conjunto para restabelecer e fortalecer as empresas no mercado pós-pandemia. Sabemos da dificuldade de todos e queremos ajudar no que for preciso para que nosso comércio local continue se desenvolvendo”, afirma.

Aimp/ Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.