Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Trabalho tem como objetivo envolver a comunidade na separação do lixo, para ampliar a coleta seletiva no município

Trabalhadores associados para realizar a coleta de recicláveis no município de Andirá participaram de uma passeata pelas principais ruas do Centro e da Vila Americana, para conscientizar a população sobre a importância da coleta seletiva. A iniciativa ocorreu no último sábado e contou, além dos trabalhadores, com a participação de alunos e professores da Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi) e membros da comunidade.

De acordo com a professora da Fanorpi, Maria das Graças de Campos Zurlo, a passeata consiste em mais uma etapa do trabalho de sensibilização da população de Andirá sobre a importância da separação de materiais recicláveis para a preservação do meio ambiente e também como meio de geração de emprego e renda. “A ação integra o projeto ‘Gestão estratégica dos resíduos sólidos pelos catadores de lixo no município de Andirá’, que nasceu no campo acadêmico e ganhou vida através do Prêmio Energia da Inovação”, expõe.

Durante a passeata, os moradores receberam panfletos com orientações sobre como separar o lixo e também sacos verdes destinados exclusivamente para o despejo de objetos recicláveis, como papel, plástico e latinhas. Na terça-feira (9), os membros da associação farão o mesmo trajeto, recolhendo os materiais descartados. “Apesar de muitos cidadãos colaborarem, precisamos de uma maior adesão da comunidade que está sendo desafiada a contribuir, separando tudo o que pode ser reciclado”, destaca a professora.

Atualmente, conforme ela, a associação é formada por 22 pessoas que coletavam materiais nas ruas e no lixão da cidade. Agora, devidamente orientados e apoiados, trabalham na separação dos materiais em um galpão cedido pela Prefeitura. A associação também está prestes a concluir o processo de formalização como entidade, favorecendo a regularização da cessão do espaço utilizado para o trabalho.

Sobre o projeto

O projeto de gestão de resíduos em Andirá surgiu do trabalho que envolveu estudantes de diversos cursos de graduação da Fanorpi. A iniciativa foi uma das vencedoras do Prêmio Duke Energy – Energia da Inovação 2013, sendo contemplada com R$ 50 mil para a execução do sistema de gestão ambiental, a partir da organização e capacitação dos trabalhadores do lixão.

Além de melhorar a qualidade de vida dos catadores que antes trabalhavam em condições inadequadas e de extremo risco à saúde e segurança, a proposta do projeto é dar uma destinação correta aos materiais recicláveis e estimular a participação comunitária no trabalho de preservação do meio ambiente e no combate ao desperdício de reutilizáveis.

Energia da Inovação

Assim como em Andirá, outras importantes iniciativas podem obter suporte financeiro e técnico. A segunda edição do Prêmio Duke Energy – Energia da Inovação está com inscrições abertas até o dia 10 de dezembro. O objetivo é apoiar mais três projetos desenvolvidos por professores e alunos de IES (Instituições de Ensino Superior), em parceria com comunidades situadas na região do Paranapanema.

Cada projeto receberá R$ 50 mil para sua execução, bem como suporte técnico para implementação das propostas apresentadas no âmbito da extensão universitária. Os trabalhos devem proporcionar a troca de conhecimentos entre todas as partes envolvidas, contribuindo não só para a formação cidadã e profissional dos alunos, mas também para criar condições de geração de renda em comunidades paulistas e paranaenses da Bacia do Paranapanema, situadas na área de abrangência das hidrelétricas sob a concessão da Duke Energy.

O regulamento está disponível no site http://www.premiodukeenergy.com/regulamento.

Asimp/Duke Energy

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.