Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Percentual de infestação caiu mais da metade, mas município já estuda ações como mutirão de limpeza em toda a cidade

Embora o inverno já tenha começado, a Prefeitura de Tamarana segue vigilante para continuar a reduzir a incidência do Aedes aegypti no município. Representantes de quatro secretarias (Saúde, Educação, Meio Ambiente e Obras) se reuniram na terça-feira (20) para, entre outros temas relativos ao combate de endemias, também delinear as ações que serão executadas em conjunto pela administração municipal para reforçar o combate ao mosquito transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya.

O índice de infestação de larvas do Aedes em Tamarana, que era de 8,3% em janeiro, caiu mais da metade: no último levantamento, no fim de abril, o número já estava em 3%. Esse dado, porém, significa que a cidade ainda se encontra em médio risco de infestação. Desde o começo do ano, o município teve 39 casos suspeitos de dengue, mas nenhum deles foi confirmado.

Ao mesmo tempo, já há novas medidas que a prefeitura estuda tomar para ampliar o trabalho de eliminação dos focos. Uma delas é um mutirão de limpeza em todos os bairros de Tamarana. O coordenador municipal de Combate a Endemias, Guilherme Garcia, lembrou que a comunidade precisa seguir engajada nessa causa. "Estamos em uma época mais fria e não há tantos problemas com mosquitos, mas as pessoas precisam continuar limpando suas casas para não deixar água acumulada. O ovo do Aedes continua lá. É só vir um pouco de calor que o ovo vai eclodir".

Os agentes de endemias, ressaltou Garcia, trabalham intensamente durante todo o ano. No entanto, para que a atuação dos profissionais tenha melhores resultados, os moradores devem fazer sua parte. "Os agentes de endemias continuam com o ciclo de visitas nos imóveis. Pedimos o apoio da população para que recebam bem os agentes e sigam suas orientações", afirmou ele.

De acordo com o coordenador, a ajuda de cada um é fundamental para que todos se livrem do problema. "Não é porque o tempo está frio agora que a gente tem que relaxar. Devem ser tomados os mesmos cuidados que a gente pede para se tomar no verão. Se cada um cuidar da sua residência, o município todo sai ganhando". O setor de Endemias ainda fará dois levantamentos em 2017 para identificar o nível de incidência do mosquito em Tamarana.

Asimp/PMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.