Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Às 16h30, Fiep inaugura a Casa da Indústria no município; à noite, homenageia empresários da região durante jantar no Clube de Campo Água Azul

Apucarana recebe nesta sexta-feira (22) a programação da Semana da Indústria 2015 no Norte do Estado. Às 16h30 horas, o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, inaugura a Casa da Indústria, espaço que vai abrigar sindicatos industriais com sede no município.

O Casa da Indústria  funcionará como sede compartilhada de dois sindicatos industriais com base no município: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Autopeças de Apucarana (Sindimetal) e Sindicato da Indústria do Arroz, Milho, Soja e Beneficiamento do Café do Estado do Paraná (Samisca). Posteriormente, outras entidades sindicais empresariais ligadas à indústria poderão se transferir para o local. Além disso, a casa servirá para que a Fiep desenvolva outras ações de fortalecimento sindical na região. Estruturas similares já existem em Ponta Grossa, Cascavel e Londrina. O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, estará disponível para atendimento à imprensa durante inauguração.

Para o presidente do Sindimetal Apucarana, José Bittencourt, a ação é fundamental para os sindicatos e indústrias da região, pois demonstra a preocupação da Fiep com o interior.  “Com esse investimento, o interior  pode mostrar sua força”, comenta Bittencourt.

Já o presidente do Samisca, Sérgio Biazze, explica que o projeto é um grande incentivo para os sindicatos da região. “A Casa da Indústria será um ponto de apoio para as indústrias”, conta. “Nosso sindicato, comprometido em aproximar-se cada vez mais de seus associados, acredita que esse iniciativa ira auxiliar em nosso plano associativismo mais efetivo, e promover uma maior interação entre os sindicatos e a Federação”, completa.

A partir da 19h30, acontece o jantar do Dia da Indústria, no Clube de Campo Água Azul, em Apucarana. Durante a solenidade, que serve para ressaltar a importância do setor industrial para a economia e o desenvolvimento do Estado, a Fiep entregará a Medalha do Mérito Industrial aos empresários Ananias Bittencourt e Roberto Queiroz Martins Alcântara.

Além de Apucarana, a programação da Semana da Indústria 2015 aconteceu ainda nas cidades de Ponta Grossa, nos Campos Gerais; Dois Vizinhos, no Sudeste; Marechal Cândido Rondon, no Oeste; Maringá, no Noroeste; e encerra na próxima segunda-feira (25) em Curitiba, envolvendo toda a região metropolitana da capital.

A indústria do Paraná

O setor industrial tem grande importância para a economia do Estado. São 50 mil estabelecimentos industriais, de 32 segmentos, que geram 870 mil empregos. O PIB Industrial do Paraná alcançou R$ 62,7 bilhões em 2012, sendo o quinto maior do país – atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A indústria responde por 24,5% do PIB do Paraná. Todo este setor é representado pela Fiep, por meio de seus 109 sindicatos industriais filiados.

Homenageados da região Oeste

Ananias Bittencourt – Nasceu em 1929, em Tibagi, nos Campos Gerais. Serviu o Exército na Vila Militar do Rio de Janeiro, onde era responsável pela oficina e aprendeu a profissão de eletricista de automóveis.

Na década de 1950, fixou-se em Apucarana. O primeiro emprego foi na revenda Ford, onde trabalhou por nove anos. Um acidente, em 1960, o afastou do trabalho por 10 meses. Quando retornou, havia outro em seu lugar. Desempregado, decidiu abrir a Eletro Ananias.

Em 1967, a empresa ganhou novas instalações e foi registrada como Eletran Indústria e Comércio de Acumuladores Ltda. A Eletran atua hoje em todo o território nacional. Foi a primeira indústria do segmento a conquistar a certificação ISO 9001. O empresário tem também uma atuação social relevante, apoiando várias entidades assistenciais.

Foi indicado a receber a Medalha do Mérito Industrial do Paraná pela coordenadoria regional da Fiep em Apucarana.

Roberto Queiroz Martins Alcântara – Formado em odontologia pela Universidade Estadual de Londrina, em 1984, é especialista em Endodontia. Fundou, em 1991, o Grupo de Estudos Odontológicos de Londrina. É fundador e presidente da Angelus – Indústria de Produtos Odontológicos S/A. Presidiu a Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina e Região (Adetec) de 2012 a 2013.

É inventor de sete patentes depositadas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).  Em 2010, recebeu o título de Cidadão Honorário de Londrina.

O empresário criou o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da Adetec – Neia e mantém o Programa Angelus de Apoio à Pesquisa.

Tem também destacada atuação em iniciativas de responsabilidade social e ambiental e apoia projetos voltados à formação profissional e alfabetização de jovens e adultos.

Foi indicado a receber a Medalha do Mérito Industrial do Paraná pela coordenadoria regional da Fiep em Londrina e por cinco sindicatos industriais da região: Sinditêxtil Londrina, Sinduscon/Norte, Sindipanp Norte, Sirval e Sindimetal/Londrina.

Asimp/Fiep

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.