Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Representantes da  Secretaria de Meio Ambiente de Arapongas estiveram em Curitiba no ultimo dia 25 de março para participar da Reunião do Grupo R 20. O Grupo é constituído por Decreto do Governo estadual e tem como objetivo a implementação da Logística Reversa por parte dos fabricantes. O grupo reúne representantes dos 86 municípios, responsáveis pela geração de 90% dos resíduos no Paraná e busca soluções para separação, coleta, transporte e destinação final de diversos tipos de materiais descartados.

A ultima reunião o grupo alcançou alguns avanços, pois mais um setor da indústria paranaense se comprometeu a destinar corretamente os resíduos gerados no Paraná, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos recebeu o plano de logística reversa dos resíduos sólidos gerados pela cadeia produtiva de madeiras e móveis do estado.

O documento mostra os tipos de resíduos gerados, bem como programas, ações, metas e prazos a serem cumpridos para a efetivação da logística reversa em todas as empresas do setor. Logística reversa é o nome dado ao processo de retorno de produtos, embalagens ou materiais para o local aonde ele foi fabricado, ou seja, para o local de origem.

O descarte irregular de móveis e madeira é um problema enfrentado por todos os municípios, devido à falta de locais apropriados para sua destinação, com este plano as empresas passam a assumir de forma mais efetiva suas responsabilidades conforme prevê a Lei nº 12.305/2010 que trata da Política Nacional de Resíduos.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.