Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa estimula população a concentrar consumo em produtos e serviços de micro e pequenas empresas; Sebrae/PR e ACIA promovem ações em três regiões da cidade, nos dias 26 de setembro e 3 de outubro

Os pequenos negócios são relevantes para o desenvolvimento do Brasil, representam mais de 10 milhões de empreendimentos e geram 52% dos empregos formais. Por essa razão, o Sebrae promove o Movimento Compre do Pequeno Negócio, cujo objetivo é valorizar as micro e pequenas empresas; marcar o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, celebrado em 5 de outubro; e estimular os consumidores a comprarem do comércio de bairro, fortalecendo a economia local.

Em Arapongas, norte do Paraná, os empresários têm até o próximo dia 14 de setembro para aderir ao Movimento, realizado pelo Sebrae/PR em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Arapongas (ACIA). Os participantes vão receber um kit promocional – com camisetas, bonés, balões, bottons e cartazes - e vão participar de workshops para a preparação da equipe de vendas e para melhorar o visual das lojas, nos dias 22 e 24 de setembro.

O ‘ponto alto’ do Movimento na cidade está programado para os dias 26 de setembro e 3 de outubro. Durante os dois sábados, haverá distribuição de pipoca, algodão doce e pirulito, além de ações recreativas e culturais para atrair os clientes em três regiões da cidade: no Centro, na Avenida Gaturamo e no Bairro Flamingos. As ações foram apresentadas para os empresários no dia 2 de setembro, durante um café da manhã.

Julio Cesar dos Santos Rodrigues, consultor do Sebrae/PR, explica que essas três regiões são estratégicas para o varejo araponguense. “Nosso comércio está descentralizando e precisamos incentivar a valorização do comércio nos bairros. Queremos intensificar esse sentimento nos consumidores e estimulá-los a comprarem nas proximidades de onde moram. Precisamos mostrar para eles que, ao comprarem perto das suas casas, o dinheiro fica na nossa cidade. Dessa forma, a população colabora com o aquecimento da economia e com o desenvolvimento local”, diz.

Os interessados em aderir ao Movimento Compre do Pequeno Negócio também ‘carimbam o passaporte’ para participar da Mega Liquida, que acontece de 14 de setembro a 9 de outubro. As duas ações promocionais são gratuitas para os empresários. Evelyse Segura, presidente da ACIA, destaca que o momento é de união da classe empresarial. “É na crise que a gente se fortalece. O jeito mais fácil é trabalhar todo mundo junto. Por isso, o Sebrae/PR e a ACIA pensaram nas ações promocionais para ajudar os empreendedores a recuperarem os prejuízos de 2015”, afirma.

Os empresários aprovaram a iniciativa. Thiago Bazana, da Boutique de Celular, conta que possui duas lojas, que foram abertas a menos de um ano. Ele acredita que as promoções são uma oportunidade de se destacar no comércio. “O Movimento e a Mega Liquida vão estimular bastante o consumidor, neste período de recessão. É uma forma de reagir e não ficar parado diante da crise. Não queremos participar desse cenário e nossa intenção é sair na frente dos concorrentes, por meio da adesão às ações promocionais”.

Julio Rodrigues acrescenta que muitos empreendedores utilizam a crise como pretexto para se acomodar. “Para incentivar os empresários, estamos promovendo as ações promocionais, que vão ajudar a aumentar a lucratividade dos pequenos negócios. Nossa intenção é estimular os empresários a fortalecerem a prática do varejo e a buscarem estratégias para atrair o consumidor para o comércio de bairro, para valorizar as pequenas empresas”, frisa.

Os empreendedores interessados em participar do Movimento ou conhecer mais sobre a ação podem acessar o hotsite www.compredopequeno.com.br.

Novos horizontes

Durante o café da manhã, Julio Rodrigues também apresentou para os empreendedores o Programa Compra Arapongas, uma forma de ampliar o mercado das micro e pequenas empresas por meio da participação em processos licitatórios. No dia 24 de setembro, das 14 às 17 horas, na Prefeitura de Londrina, o Sebrae/PR realiza rodadas de negócios para aproximar compradores e fornecedores. “É uma oportunidade para saber no que as entidades governamentais estão interessadas em comprar e oferecer seus produtos e serviços”, relata Julio Rodrigues.

Segundo ele, o Compra Apucarana é um programa permanente, focado em um mercado em potencial, o das compras públicas, que precisa ser melhor explorado pelas micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais. “Queremos fazer a aproximação e a capacitação dos compradores e fornecedores. Também já estamos articulando a criação de um escritório de negócios.” O Programa Compra Arapongas terá parcerias com outras entidades como a ACIA, a Prefeitura Municipal e o Observatório Social - que terá o papel de orientar os empresários e fiscalizar os processos licitatórios no município.

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.