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Iniciativa estimula população a concentrar consumo em produtos e serviços de micro e pequenas empresas; Sebrae/PR e ACIA promovem ações em três regiões da cidade, nos dias 26 de setembro e 3 de outubro

Os pequenos negócios são relevantes para o desenvolvimento do Brasil, representam mais de 10 milhões de empreendimentos e geram 52% dos empregos formais. Por essa razão, o Sebrae promove o Movimento Compre do Pequeno Negócio, cujo objetivo é valorizar as micro e pequenas empresas; marcar o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, celebrado em 5 de outubro; e estimular os consumidores a comprarem do comércio de bairro, fortalecendo a economia local.

Em Arapongas, norte do Paraná, os empresários têm até o próximo dia 14 de setembro para aderir ao Movimento, realizado pelo Sebrae/PR em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Arapongas (ACIA). Os participantes vão receber um kit promocional – com camisetas, bonés, balões, bottons e cartazes - e vão participar de workshops para a preparação da equipe de vendas e para melhorar o visual das lojas, nos dias 22 e 24 de setembro.

O ‘ponto alto’ do Movimento na cidade está programado para os dias 26 de setembro e 3 de outubro. Durante os dois sábados, haverá distribuição de pipoca, algodão doce e pirulito, além de ações recreativas e culturais para atrair os clientes em três regiões da cidade: no Centro, na Avenida Gaturamo e no Bairro Flamingos. As ações foram apresentadas para os empresários no dia 2 de setembro, durante um café da manhã.

Julio Cesar dos Santos Rodrigues, consultor do Sebrae/PR, explica que essas três regiões são estratégicas para o varejo araponguense. “Nosso comércio está descentralizando e precisamos incentivar a valorização do comércio nos bairros. Queremos intensificar esse sentimento nos consumidores e estimulá-los a comprarem nas proximidades de onde moram. Precisamos mostrar para eles que, ao comprarem perto das suas casas, o dinheiro fica na nossa cidade. Dessa forma, a população colabora com o aquecimento da economia e com o desenvolvimento local”, diz.

Os interessados em aderir ao Movimento Compre do Pequeno Negócio também ‘carimbam o passaporte’ para participar da Mega Liquida, que acontece de 14 de setembro a 9 de outubro. As duas ações promocionais são gratuitas para os empresários. Evelyse Segura, presidente da ACIA, destaca que o momento é de união da classe empresarial. “É na crise que a gente se fortalece. O jeito mais fácil é trabalhar todo mundo junto. Por isso, o Sebrae/PR e a ACIA pensaram nas ações promocionais para ajudar os empreendedores a recuperarem os prejuízos de 2015”, afirma.

Os empresários aprovaram a iniciativa. Thiago Bazana, da Boutique de Celular, conta que possui duas lojas, que foram abertas a menos de um ano. Ele acredita que as promoções são uma oportunidade de se destacar no comércio. “O Movimento e a Mega Liquida vão estimular bastante o consumidor, neste período de recessão. É uma forma de reagir e não ficar parado diante da crise. Não queremos participar desse cenário e nossa intenção é sair na frente dos concorrentes, por meio da adesão às ações promocionais”.

Julio Rodrigues acrescenta que muitos empreendedores utilizam a crise como pretexto para se acomodar. “Para incentivar os empresários, estamos promovendo as ações promocionais, que vão ajudar a aumentar a lucratividade dos pequenos negócios. Nossa intenção é estimular os empresários a fortalecerem a prática do varejo e a buscarem estratégias para atrair o consumidor para o comércio de bairro, para valorizar as pequenas empresas”, frisa.

Os empreendedores interessados em participar do Movimento ou conhecer mais sobre a ação podem acessar o hotsite www.compredopequeno.com.br.

Novos horizontes

Durante o café da manhã, Julio Rodrigues também apresentou para os empreendedores o Programa Compra Arapongas, uma forma de ampliar o mercado das micro e pequenas empresas por meio da participação em processos licitatórios. No dia 24 de setembro, das 14 às 17 horas, na Prefeitura de Londrina, o Sebrae/PR realiza rodadas de negócios para aproximar compradores e fornecedores. “É uma oportunidade para saber no que as entidades governamentais estão interessadas em comprar e oferecer seus produtos e serviços”, relata Julio Rodrigues.

Segundo ele, o Compra Apucarana é um programa permanente, focado em um mercado em potencial, o das compras públicas, que precisa ser melhor explorado pelas micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais. “Queremos fazer a aproximação e a capacitação dos compradores e fornecedores. Também já estamos articulando a criação de um escritório de negócios.” O Programa Compra Arapongas terá parcerias com outras entidades como a ACIA, a Prefeitura Municipal e o Observatório Social - que terá o papel de orientar os empresários e fiscalizar os processos licitatórios no município.

Asimp/Sebrae

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