Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério das Cidades lançou recentemente a Cartilha do Ciclista, visando aumentar o respeito ao ciclista, especialmente fora dos espaços específicos de circulação. O Código de Trânsito Brasileiro considera a bicicleta um meio de transporte e impõe normas de respeito aos ciclistas, mas a maioria dos motoristas as desconhece.

Arapongas vem desenvolvendo ações que visam incentivar o uso de bicicleta como meio de transporte no dia a dia. Cientes dessas ações, o Ministério das Cidades enviou a Cartilha do Ciclista para acesso da comunidade geral.

A publicação reúne informações sobre legislação, sinalização, e segurança, num esforço para que as bicicletas possam circular em harmonia com pedestres, carros, motocicletas, ônibus, metrôs e caminhões. As orientações tratam de diferentes vias que compõem a rede cicloviária e regras de circulação e segurança, a fim de esclarecer e conscientizar ciclistas, condutores de veículos motorizados e pedestres sobre como manter uma convivência pacífica e harmônica entre os diversos modais no trânsito brasileiro.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Antonio Aparecido de Oliveira, a bicicleta além de ocupar um menor espaço, o que tende a proporcionar maior fluidez no trânsito, ainda é um meio de transporte sustentável.

“Diante todos os benefícios que a bicicleta pode oferecer para a comunidade em geral, estamos planejando minuciosamente ações para promover esse meio de locomoção. É evidente que a bicicleta é o transporte do futuro e precisamos fazer acontecer aqui em Arapongas. Para tanto, é preciso dar condições de segurança para os ciclistas e claro, contar com a educação e conscientização de condutores, ciclistas e pedestres”, destacou o secretário.

A Cartilha é também uma homenagem aos 80 milhões de brasileiros que possuem bicicletas e contribuem para a humanização das cidades, livrando-as da poluição e favorecendo a paz do encontro nos centros urbanos.

Segundo informações do Ministério das Cidades até o começo do ano que vem, um Grupo de Trabalho deverá consolidar o Manual Clicloviário, que normatizará, para todo o País, a construção e sinalização de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e demais vias cicláveis.

NC/PMA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.