Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Por meio de trabalho entre várias secretárias municipais, a cidade de Assaí pretende gerar renda para agricultores, pequenos empreendedores e trabalhadores informais a partir de projetos de Economia Solidária.

Com esse propósito, equipe da gestão Acácio Secci (PPS) visitou a cidade de Apucarana (PR), nesta quinta-feira (20), para troca de experiência e busca de informações. Do grupo participaram a vice-prefeita Inês Koguissi (PPS), os secretários Roberto Rodrigues Lourenço (Assistência Social) e Rafael Amaral Ferreira (Cultura e Turismo), e o diretor de Gabinete do Executivo Municipal, José Carlos Mateus.

Eles conheceram então o Espaço Mulher, da Rede de Mulheres Solidárias, ligado à Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana. O local serve para comercialização de produtos e artigos de artesanato produzidos por cerca de 200 mulheres – das mais 380 que já participaram de processo de formação por meio de projeto de economia solidária. A espécie de loja que funciona no Espaço Mulher conta com pelo menos dois servidores públicos e voluntárias que se revezam diariamente.

Segundo a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado, iniciativas envolvendo economia solidária começaram em 2013 a partir de recursos federais voltados à capacitação. Buscava-se inicialmente a geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade e de violência.

Atualmente com a articulação daquela secretaria, o projeto tem se voltado ao fortalecimento da mulher em situação de violência e de violação de direitos. Em função de tais iniciativas, Apucarana tem se tornado polo de referência em enfrentamento de violência contra a mulher.

Além do espaço de comercialização de produtos da economia solidária, em Apucarana, o grupo de Assaí também conheceu grupo de mulheres que gerenciam uma padaria comunitária, na área rural em Rolândia.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Rafael Amaral Ferreira, Assaí deve agora agendar reunião para tratar sobre os próximos passos para implantação de projetos de economia solidária para geração de renda no município.

Em suas visitas a Apucarana e Rolândia, o grupo de Assaí contou ainda com a companhia de Renato Munhoz, do Instituto Colméia de Solidariedade, e da ex-presidente da Câmara de Vereadores de Sabáudia, Milady Leila Trava.

ASCOM/PMA

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL