Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Por meio de trabalho entre várias secretárias municipais, a cidade de Assaí pretende gerar renda para agricultores, pequenos empreendedores e trabalhadores informais a partir de projetos de Economia Solidária.

Com esse propósito, equipe da gestão Acácio Secci (PPS) visitou a cidade de Apucarana (PR), nesta quinta-feira (20), para troca de experiência e busca de informações. Do grupo participaram a vice-prefeita Inês Koguissi (PPS), os secretários Roberto Rodrigues Lourenço (Assistência Social) e Rafael Amaral Ferreira (Cultura e Turismo), e o diretor de Gabinete do Executivo Municipal, José Carlos Mateus.

Eles conheceram então o Espaço Mulher, da Rede de Mulheres Solidárias, ligado à Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana. O local serve para comercialização de produtos e artigos de artesanato produzidos por cerca de 200 mulheres – das mais 380 que já participaram de processo de formação por meio de projeto de economia solidária. A espécie de loja que funciona no Espaço Mulher conta com pelo menos dois servidores públicos e voluntárias que se revezam diariamente.

Segundo a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado, iniciativas envolvendo economia solidária começaram em 2013 a partir de recursos federais voltados à capacitação. Buscava-se inicialmente a geração de renda para pessoas em situação de vulnerabilidade e de violência.

Atualmente com a articulação daquela secretaria, o projeto tem se voltado ao fortalecimento da mulher em situação de violência e de violação de direitos. Em função de tais iniciativas, Apucarana tem se tornado polo de referência em enfrentamento de violência contra a mulher.

Além do espaço de comercialização de produtos da economia solidária, em Apucarana, o grupo de Assaí também conheceu grupo de mulheres que gerenciam uma padaria comunitária, na área rural em Rolândia.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Rafael Amaral Ferreira, Assaí deve agora agendar reunião para tratar sobre os próximos passos para implantação de projetos de economia solidária para geração de renda no município.

Em suas visitas a Apucarana e Rolândia, o grupo de Assaí contou ainda com a companhia de Renato Munhoz, do Instituto Colméia de Solidariedade, e da ex-presidente da Câmara de Vereadores de Sabáudia, Milady Leila Trava.

ASCOM/PMA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.