Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O município de Assaí pretende fomentar a economia local, com geração de emprego e renda, a partir de incentivos aos pequenos negócios.

É o que defendeu o secretário municipal de Trabalho e Geração de Emprego, Sérgio Munhoz, durante reunião para tratar do programa “Cidade Empreendedora“, uma iniciativa conduzida pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Na ocasião, o consultor regional do Sebrae, Diego Shiinoki, de Londrina, também lembrou exemplos de cidades que se desenvolveram por meio de incentivos a empresas locais para que participassem de licitações feitas por prefeituras de seus respectivos municípios.

O encontro da manhã desta sexta-feira (19) serviu para dar os primeiros passos em direção à adoção por Assaí do programa “Cidade Empreendedora”. Além de indicar a servidora pública municipal Céria Hashimoto como Agente de Desenvolvimento, o grupo também estabeleceu o cronograma de reuniões quinzenais, às terças-feiras, às 8h30, nas primeiras e terceiras semanas de cada mês.

A parceria entre prefeitura e Sebrae pretende ainda levar a iniciativa “Educação Empreendedora” para a rede municipal de ensino, abordando, entre outros, cáculo de riscos, controle de dinheiro, o que é uma empresa. Todo o material utilizado nas escolas será repassado gratuitamente pelo Sebrae.

Comitê Gestor também irá analisar a Lei Geral das Micro e Pequenas Enpresas do município de Assaí, com as devidas autualizações.

O secretário Sérgio Munhoz ainda destacou o potencial da “Feirinha da Lua”, realizada às sextas-feiras, em gerar emprego e renda e ainda fomentar o turismo local, por ser espaço de comercialização de produtos da cozinha oriental. Ele também chamou a atenção para a tradicional indústria de macarrão que tem sido utilizada pela culinária japonesa em vários lugares do país.

Ocorrido no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, o encontro desta sexta-feira objetivou também sensibilizar a comunidade assaiense para a necessidade de fortalecimento do Micro Empreendedor Individual (MEI) e Micro Empresa. Em parceria entre Sebrae e Comitê Gestor, a meta é fornecer aos pequenos negócios consultoria adequada, orientações e mesmo buscar algum aporte financeiro, por meio de incentivos do poder público e tradicionais instituições de crédito.

Para o vereador Antônio Menegildo Gavião Manoel (PMDB), na geração de emprego e renda, o município deve desburocratizar seus procedimentos, facilitando a vida de quem procura pelo poder público em busca de cessão de algum barracão industrial, por exempo.

ASCOM/PMA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.