Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante reunião do Conselho Municipal de Saúde, na última sexta-feira (23), ficou acertada a aquisição de móveis e equipamentos para as ações da Vigilância Sanitária.

Os recursos são do Programa de Qualificação da Vigilância em Saúde no Paraná (VigiaSus), e se destinam à compra de turbidimetro, armário de duas portas, notebook, armário de 08 portas e impressora multifuncional monocromática.

Inicialmente havia R$ 11.475,39 parados em conta do VigiaSUS. Por decisão então do Conselho Municipal de Saúde, deliberou-se por investimento em material para melhorar a atuação das vigilâncias – compreendida a Sanitária, Ambiental/Saúde do Trabalhador e Epidemiológica.

O turbidímetro é o aparelho utilizado para a leitura, este aparelho é constituído de um nefelômetro, sendo a turbidez expressa em unidades.  Turbidez se refere a um parâmetro da água na qual está associado com a ausência de limpidez.

Por ano, a Vigilância Sanitária tem por meta a realização de 120 análises de água usando o turbidímetro. Aparelho antigo a serviço do município foi recolhido em janeiro pela 17ª Regional de Saúde de Londrina, o que levou o Conselho de Saúde local a propor a aquisição de um novo turbidímetro.

O VigiaSUS é um programa estadual que visa fortalecer e qualificar as ações de Vigilância em Saúde em todos os municípios do Paraná. Recursos do programa podem ser utilizados pelas prefeituras nas áreas de combate à dengue e outras doenças, vacinação, investigação e controle de doenças transmissíveis, vigilância sanitária, vigilância ambiental, saúde do trabalhador e ações de promoção da saúde.

ASCOM/PMA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.