Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Assembleia Legislativa aprovou voto de pesar e observou um minuto de silêncio em respeito à memória do ex-prefeito de Londrina, Dalton Fonseca Paranaguá, que faleceu ontem (26) pela manhã em sua residência. A homenagem póstuma foi proposta pelo deputado Tercílio Turini (PPS), que destacou em pronunciamento a atuação política de Paranaguá.

O parlamentar lembrou que o ex-prefeito foi o responsável pelo início da descentralização do atendimento de saúde na cidade, quando inaugurou o posto da Vila da Fraternidade, em parceria com o curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL). “A partir disso e de uma sequência de trabalho Londrina virou referência nacional no atendimento descentralizado de saúde, que é o modelo do SUS”, afirmou Turini, médico e professor da UEL por mais der 35 anos.

O deputado comentou que Dalton Paranaguá não se cansava de repetir a frase: “a saúde do povo é a suprema lei”. “Era um lema para doutor Dalton, uma visão de quem colocava a saúde da população acima de tudo”, ressaltou. Médico, formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, Paranaguá foi também secretário de Saúde do Estado do Paraná de 1966 a 1968, na gestão do ex-governador Paulo Pimentel.

Prefeito

Paranaguá teve grande importância na vida política de Londrina e do Paraná. Foi eleito prefeito em 1968 pelo antigo MDB, num momento em que o Brasil ainda vivia sob o comando do governo militar. A sua eleição fortaleceu a oposição em Londrina, transformando a cidade num importante centro nacional de resistência e contestação à ditadura. Como prefeito de 1969 a 1973, realizou outras obras relevantes para o futuro de Londrina como o Ginásio de Esportes Moringão, a ampliação do serviço telefônico da Sercomtel e do então serviço autárquico de saneamento, a instalação da usina de asfalto e a erradicação de favelas com a construção de núcleos habitacionais.

Teve importante participação na instalação do campus da Universidade Estadual de Londrina. Como reconhecimento ao seu trabalho, em março 2012 foi homenageado pela reitoria da UEL com o título de Cidadão Benemérito da Universidade Estadual de Londrina.

Nascido no Piauí, Dalton Paranaguá chegou a Londrina em 1955 para trabalhar como cirurgião geral do Hospital Evangélico. Morreu aos 87 anos e seu corpo será sepultado nesta quarta-feira, às 10 horas, no Cemitério Parque das Oliveiras.

Asimp/ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.