Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Assembleia Legislativa promoveu sessão solene ao final da tarde de ontem (20), em seu Plenário, para prestar homenagens ao Batalhão de Polícia Ambiental – unidade especializada da Polícia Militar do Paraná. A iniciativa atendeu a uma proposição do deputado Mauro Moraes (PSDB), presidente da Comissão de Segurança Pública do Legislativo estadual.

O parlamentar destacou a importância desta unidade da Polícia Militar paranaense, notadamente considerando os mais amplos contornos que a tutela do meio ambiente vem assumindo cada vez mais, com o decorrer dos anos, a ponto de transformar-se em um dos pontos mais relevantes da agenda política mundial. Entre as autoridades que prestigiaram o evento estavam o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Guilherme Luiz Gomes e o comandante do Batalhão da Polícia Ambiental, tenente coronel João Vieira.
 
Histórico
 
Segundo levantamentos da Polícia Militar do Paraná, a criação de uma Guarda Florestal, incialmente no âmbito da Secretaria Estadual da Agricultura, estava prevista na Lei nº 2.509, de 23 de novembro de 1955, quando a Divisão Florestal foi anexada ao Departamento de Produção Vegetal. A efetivação dessa Guarda, no entanto, não chegou a ocorrer, já que pressupunha a criação de uma estrutura autônoma de fiscalização. Diante disso, a competência pelo policiamento florestal foi repassada para a Polícia Militar.
 
A Lei nº 3.076, de 4 de abril de 1957, previu seu efetivo, inicialmente, como uma Companhia, mas foi somente a partir de 18 de setembro de 1962 que a Polícia Florestal passou verdadeiramente a existir, após a especialização de um grupo de oficiais e a conclusão de um curso especial para os praças. Os primeiros destacamentos foram nos parques estaduais de Vila Velha, Campinhos e do Monge da Lapa. Em 1967 a corporação passou a denominar-se Corpo de Polícia Florestal, e em agosto de 1970, por um acordo com o governo federal, a Polícia Florestal assumiu a responsabilidade pelo Parque Nacional do Iguaçu, na cidade de Foz do Iguaçu, assumindo depois também, e ainda no mesmo ano, a Floresta Nacional de Irati, na cidade do mesmo nome. Em 1974 passou a designar-se Batalhão de Polícia Florestal e, mais recentemente, Batalhão de Polícia Ambiental.
 
Companhias
 
Hoje o Batalhão de Polícia Ambiental desdobra-se operacionalmente em quatro companhias, cada uma delas subdividindo-se novamente em quatro pelotões geograficamente distribuídos. Assim, a 1ª Companhia de Polícia Ambiental tem sede em Paranaguá, a 2ª Companhia tem sede em Londrina, a 3ª em Guarapuava e a 4ª em Foz do Iguaçu.
 
Luiz Alberto Pena e Sandra C. Pacheco/Asimp/ALEP
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.