Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Assembleia Legislativa recebeu na quarta-feira (4) duas mensagens do Governo do Estado propondo medidas para cortar gastos públicos. Pela manhã os secretários de Estado da Casa Civil, Eduardo Sciarra, e da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, se reuniram com 40 deputados estaduais e o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), para explicações sobre as medidas e seus objetivos.

Os projetos enviados à Assembleia compõe um conjunto de medidas que têm em mira a redução de despesas e o aumento de receitas. Entre elas, programas de parcelamento de débitos de ICMS (Programa de Parcelamento Incentivado-PPI) e de outros tributos (Programa Incentivado de Parcelamento de Débitos-PPD), para dívidas existentes até 31 de dezembro de 2014 e a criação do Cadastro Informativo Estadual, o Cadin, para combater a inadimplência no recolhimento de impostos e taxas.

As mensagens também criam a Nota Fiscal Paranaense, programa de estímulo à emissão de nota fiscal por todos os estabelecimentos comerciais do Paraná, mediante retorno de impostos para os contribuintes e distribuição de prêmios. “É um projeto no qual o cidadão poderá trocar o crédito de até 30% do valor do ICMS da nota fiscal. O cidadão poderá participar de sorteios e descontar do valor do IPVA. O cidadão poderá exercer a cidadania e contribuir com a arrecadação. Além disso, o cidadão também dificultará a ação dos sonegadores, que promovem uma concorrência desleal no mercado. É uma regra que beneficia o consumidor e o Estado também”, justificou o deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do Governo na Assembleia Legislativa.

Na área de Ciência e Tecnologia, a mensagem altera a destinação dos recursos de ciência e tecnologia, aumentando de 1% para 1,5% o percentual a ser destinado para fomento de pesquisa científica e tecnológica e fixando em 0,5% a parcela destinada ao Fundo Paraná.

Na área de Previdência, o Executivo institui o regime de previdência complementar para os servidores públicos que forem admitidos a partir de agora e cria a Fundação PREVCOM Paraná, para administração do novo regime. A mensagem prevê ainda o fim da gratificação por tempo de serviço (quinquênios) aos funcionários e suspende o pagamento de auxílio transporte para servidores da Educação que estejam afastados do trabalho.

Outra mudança na Educação é o remanejamento para as salas de aula de 12 mil professores que estavam em funções administrativas ou em licença. “Vamos adotar um modelo novo para os servidores estaduais que ingressarem a partir de agora no serviço público do Estado, que se chamará PREVCOM Paraná. O servidor que ingressar terá a aposentadoria garantida até o valor do teto do regime geral de previdência social. Para valores acima do teto, ele poderá contribuir com o fundo complementar”, destacou o Romanelli. Segundo o parlamentar, “essa medida, obviamente, vai equilibrar, a curto e médio prazo, as finanças públicas do Paraná. Com isso, o governo terá uma gestão melhor dessa área”.

Asimp/ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.