Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Será estabelecida uma agenda de trabalho junto aos indígenas visando garantir que as especificidades étnicas e culturais sejam respeitadas

A secretária municipal de Assistência Social, Nadia Moura, esteve reunida ontem (9) com a Comissão de Vulnerabilidades Indígenas no Contexto Urbano. O encontro foi no Centro de Referência, Memória e Cultura Indígena situado à Rua Humberto Piccinin, 235.

Participaram da reunião a juíza titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Londrina, Camila Tereza Gutslaff; a servidora municipal e antropóloga Marlene de Oliveira; representantes da FUNAI, do Conselho Tutelar, do Serviço de Abordagem Social do Município; o Cacique Natalino e representantes indígenas da Aldeia Sede e Água Branca, ambas da Terra Indígena Apucaraninha.

Na reunião foram discutidas as situações de risco, as quais as crianças indígenas são expostas nos semáforos de Londrina e em outros locais, bem como os encaminhamentos pertinentes a cada um dos órgãos públicos envolvidos. Os participantes definiram uma agenda de trabalho conjunto na Terra Indígena, com a visita da juíza, da secretária Nadia e de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social para uma reunião ampliada com a comunidade local, visando a sensibilização sobre os riscos em relação às crianças indígenas no contexto urbano, além de promover o esclarecimento quanto à legislação de proteção à criança e ao adolescente.

De acordo com a secretária, foi estabelecida a necessidade de fortalecer a parceria com os indígenas, com as demais políticas públicas e órgãos de defesa de direito envolvidos nas ações de proteção à infância e juventude no Município, considerando a prioridade absoluta da criança e do adolescente estabelecida no Estatuto da Criança e do Adolescente.  Outras ações também foram pactuadas quanto a escola indígena local, para um trabalho com os professores, as famílias e crianças indígenas.

Nádia ressaltou ainda que será estabelecida uma agenda de trabalho junto aos indígenas visando garantir que as especificidades étnicas e culturais próprias desse grupo sejam respeitadas.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.