Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A fim de garantir dignidade e vida às pessoas em situação de rua durante os meses mais frios do ano, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciará a Operação Noite Fria. A ação terá início na próxima segunda-feira (15) e seguirá pelos próximos quatro meses.

Com a operação, o Município espera atender mais 32 pessoas diariamente, além das 168 vagas que já estão conveniadas e disponíveis durante o ano inteiro. Nesta edição, a instituição Casa do Bom Samaritano (Rua José Fierli, 153, no Parque Bom Retiro) foi a conveniada para a execução da operação.

No local, os indivíduos receberão acolhimento, poderão tomar banho, jantar, dormir e receber os serviços de atendimento de proteção social especial. Durante o dia, uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, pedagogos e de apoio faz o acompanhamento da pessoa, direcionando para grupos de atendimento e para ajudá-las a sair da condição de rua.

De acordo com a diretora de Proteção Social Especial, Joseane Nogueira, a intenção da “Operação Noite Fria” é ajudar as pessoas que mais precisam dando a elas condições de deixarem a situação de rua. “O fundamental é que as pessoas não fiquem na rua durante as noites de muito frio, porque elas correm perigo de terem a temperatura do corpo diminuída, causando a hipotermia e até morte.”

Aqueles que desejarem receber o acolhimento devem procurar os dois serviços de entrada na rede de atendimento, que são o Serviço de Abordagem Social de Proteção e o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro POP). É possível permanecer na Casa de Passagem por 20 dias e receber atendimento de acolhimento durante seis meses. A situação de cada pessoa é avaliada individualmente pela equipe da Assistência Social.

Os cidadãos que souberem de pessoas que vivem em situação de rua e desejam ajudá-las podem telefonar no (43) 9991-4568 e (43) 3378-0414. São aceitas ligações a cobrar. O horário de atendimento do serviço é de segunda a sexta-feira, das 7 às 23 horas, nos sábados das 9 às 20 horas, e domingos e feriados, das 9 às 15 horas. A comunidade também pode telefonar para o Centro POP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no (43) 3378-0417.

Baseados em informações de relatórios de atendimento dos Serviços de Abordagem Social de janeiro deste ano, os técnicos da Secretaria de Assistência Social estimam que em Londrina existam 500 pessoas que vivem em situação de rua. Para atendê-las, o Município tem convênio com quatro instituições de acolhimento que são Casa do Bom Samaritano, Associação Projeto Pão da Vida, Serviço de Obras Sociais de Londrina – SOS e Casa do Caminho de Londrina.

Doações - As pessoas que desejam auxiliar as entidades parceiras da Prefeitura podem doar alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal. Para o inverno, são priorizados agasalhos e calçados. As doações podem ser feitas diretamente nas entidades assistenciais.

Casa do Bom Samaritano 
Rua José Fierli, 153 – Vila Marízia 
Fone: 3339-1379

Associação Projeto Pão da Vida 
Rua Bélgica, 959 – Jardim Igapó 
Fone: 3343-3529

Serviço de Obras Sociais de Londrina – SOS   
Rua Jaguaribe, 350 – Vila Nova 
Fone: 3024-4420

Casa do Caminho de Londrina 
Av. Paul Harris, 1481 
(43) 3325-4037

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.