Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os cidadãos não têm mais de encarar filas para emitir a carteira de identidade em Tamarana. É porque o Posto de Identificação do município passou a atender exclusivamente por agendamento prévio. Para marcar horário, é só acessar a página do Instituto de Identificação do Paraná (www.institutodeidentificacao.pr.gov.br).

Após a conclusão do agendamento, é gerado um protocolo que deve ser levado no dia do atendimento. Ele também detalha os documentos necessários para a confecção da carteira de identidade. O procedimento, que começou nos últimos dias, vale tanto para a primeira quanto para a segunda via do documento.

Para saber mais, basta ligar para o próprio Posto de Identificação de Tamarana, que atende no telefone 3398-1978. O funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. A unidade fica na Rua Ancião Vicente Sutil de Oliveira, 259, Centro (ao lado da Câmara Municipal de Tamarana). Somente em 2019, o posto local produziu cerca de 750 carteiras de identidade de moradores da cidade e da região.

Nova carteira de identidade

O Paraná já tem emitido o novo modelo de carteira de identidade. De acordo com a Polícia Civil, essa versão é mais segura, já que, através da biometria, são acessadas todas as informações sobre outros documentos pessoais, além de ser possível averiguar se a pessoa tem Registro Geral (RG) em outro estado, em um procedimento que evita fraudes.

A nova carteira de identidade reúne mais dados do cidadão. Há como inserir informações da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Cartão Nacional de Saúde (SUS), Certificado Militar, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), título de eleitor, tipo sanguíneo, condições especiais de saúde, nome social, entre outras.

Quem possui o modelo antigo e deseja confeccionar a nova carteira de identidade também pode dar entrada no documento. Para isso, é cobrada uma taxa de R$ 36,70 (mesmo valor da emissão da segunda via). A primeira via da carteira de identidade é gratuita.

Carteira de Trabalho Digital

Além disso, o cidadão já conta com a facilidade de fazer sua Carteira de Trabalho pela tela do celular. A medida começou a ser implantada em todo o Brasil durante o segundo semestre de 2019 e vale para quem já tem o documento e também para o trabalhador que precisa dar entrada nele.

Para obter a Carteira de Trabalho Digital, basta baixar no celular o aplicativo que leva o mesmo nome, preencher um cadastro pessoal e, após receber um e-mail de confirmação, criar senha e colocar o CPF para ter acesso ao sistema.

Conforme o governo federal, quem já possui a versão física do documento não deve descartá-la. Existe um tira-dúvidas completo que esclarece mais detalhes sobre a novidade. Ele está disponível nesta página: www.gov.br/pt-br/temas/perguntas-frequentes-carteira-de-trabalho-digital

NCPMT/* Com informações da Agência de Notícias do Paraná e do governo federal.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.