Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A pandemia do coronavírus e a necessidade da suspensão das aulas presenciais em toda a rede de educação, ocasionaram fortes impactos junto aos profissionais da área, especialmente na rede privada. Desde o início da crise da saúde, o Sinpro – Sindicato dos profissionais das escolas particulares de Londrina e norte do Paraná – está realizando assembleias junto a escolas e universidades, representando a categoria na negociação da redução de jornada de trabalho e cortes de salários.

Até o momento foram concluídos perto de 50 acordos entre escolas e faculdades, graças à intermediação do Sinpro Londrina. Em praticamente metade dos acordos, o sindicato conseguiu fechar o pagamento da ajuda compensatória, que é a diferença de valor entre o salário líquido do funcionário e o benefício emergencial pago pelo governo federal.

 “Em uma escola em especial, nós apresentamos contraproposta solicitando o pagamento do 13º salário para os dois meses de suspensão, que os meses de suspensão fossem contabilizados no período aquisitivo de férias e o pagamento de INSS e FGTS (disponibilizado direto para os trabalhadores) desses meses de suspensão, além do pagamento da diferença salarial (ajuda compensatória). E a escola aceitou. São conquistas caso a caso, mas que estão trazendo benefícios e proteção para nossa categoria”, explica o presidente do sindicato, André Cunha.

CEI de Arapongas

Os professores do Centro de Educação Infantil Calegari, de Arapongas, também puderam contar com auxílio do Sinpro durante o período de pandemia. Com a paralisação das aulas, a creche suspendeu o contrato com os três professores e o Sinpro conseguiu negociar o pagamento da diferença entre o salário atual e o valor que seria pago pelo poder público.

 “A interferência do Sinpro foi muito boa, especialmente neste período tão complicado que estamos vivendo. Toda ajuda é bem-vinda, e a atuação do Sinpro foi muito importante”, conta a professora da creche, Cláudia Corrêa.

Emilia Miyazaki/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.