Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Londrina irá realizar uma audiência pública para apresentar à população a minuta do projeto de lei que introduz alterações na Lei nº 10.637, de 2008, que dispõe sobre as diretrizes do Plano Diretor Participativo do Município de Londrina (PDPML). O encontro será no dia 8 de maio, às 19 horas, na Câmara Municipal de Londrina, localizada na Rua Parigot de Souza, 145. O texto completo do projeto de lei e o formulário para a apresentação de propostas estão disponíveis em http://ippul.londrina.pr.gov.br (acessar a opção Audiências no menu à esquerda).

O Município vai debater mudanças dos artigos 60 a 68 da Lei Geral do Plano Diretor, com o objetivo de criar um novo conselho, denominado Conselho da Cidade de Londrina (ConCidade Londrina). Caso a lei municipal seja aprovada e sancionada, o órgão substituirá o atual Conselho Municipal da Cidade (CMC).

Segundo o assessor de Projetos Estratégicos da Prefeitura de Londrina, Luiz Figueira de Mello, a audiência pública vai debater as alterações na lei referentes à composição e atribuições do conselho, atendendo a recomendações e exigências do Ministério das Cidades, pelo Conselho Nacional das Cidades, e do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), pela Recomendação Administrativa nº 01/2017, além de atender às deliberações feitas em conferências municipais nos últimos anos.

O assessor ainda destacou que, através do projeto de lei, o objetivo é fazer com que o novo Conselho esteja composto adequadamente e possa ser um instrumento efetivo da gestão pública para que a política urbana de Londrina se desenvolva com mais qualidade. “O ConCidade Londrina terá representação popular e participação social garantida, com proporção de vagas para os segmentos conforme as disposições e orientações do governo federal e estadual”, afirmou.

De acordo com o projeto de lei, o ConCidade Londrina é um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa que tem como finalidade estudar, analisar e propor as diretrizes para a formulação e implementação da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural, seguindo as disposições do Estatuto da Cidade, pela Lei nº 10.257, de 2001. Isso abrange integração de políticas de gestão do solo urbano, habitação, saneamento ambiental, mobilidade e transporte urbano, em consonância com as resoluções aprovadas pelas Conferências Municipal, Estadual e Nacional das Cidades e os Conselhos Setoriais.

Situação – O projeto de lei tem como objetivo solucionar um imbróglio que existe atualmente, da coexistência de dois conselhos municipais com atribuições similares em Londrina. Hoje o conselho oficialmente instituído é o Conselho Municipal da Cidade (CMC), criado pelo Executivo, em 2008, por meio da Lei nº 10.637, a Lei Geral do Plano Diretor de Londrina. O outro órgão é o Conselho da Cidade de Londrina (ConCidade), que foi debatido e aprovado em conferências municipais, tendo sido nominado pelo Decreto Municipal nº 458, de 2010. No entanto, o ConCidade nunca chegou a ser oficialmente instituído por lei municipal.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.