Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação Civil Pública pedia o pagamento de indenização por dano moral coletivo e medidas judiciais para coibir irregularidades nos controles de jornada da instituição

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Itaú-Unibanco chegaram a um acordo na última semana sobre o valor da indenização por danos morais coletivos que o banco deverá pagar pela prática de infrações recorrentes relacionadas aos controles de jornada de seus funcionários. A audiência foi realizada nas dependências do Juízo Auxiliar de Conciliação do TRT do Paraná e conduzida pelo relator do processo, desembargador Cássio Colombo Filho.

Para encerrar a Ação Civil Pública movida pelo MPT, a instituição financeira deverá pagar R$ 10 milhões a título de reparação, além de cumprir uma série de determinações que devem coibir a reincidência das violações apontadas no processo.

De acordo com documentos apresentados na ação, a empresa submetia os empregados a mais de duas horas-extras por dia sem justificativa e deixava de conceder o período integral dos intervalos para descanso (mínimo de uma hora para jornadas de mais de seis horas diárias), mas deverá modificar as condutas em cumprimento aos termos da composição.

A empresa também utilizava mecanismo de controle de ponto em desacordo com as exigências previstas na Portaria nº 1.510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que disciplina o registro eletrônico de ponto. Entre as irregularidades estava o fato de que o sistema usado pelo banco impedia o acesso aos arquivos pelos auditores fiscais do trabalho e, após a conciliação, o Itaú-Unibanco deverá se adequar à norma do MTE.  

As medidas impostas pelo acordo têm alcance nacional e devem impactar, somente no estado do Paraná, no dia a dia de aproximadamente quatro mil trabalhadores. O cumprimento das obrigações firmadas no TRT do Paraná será fiscalizado pelo Ministério Público do Trabalho.

O magistrado relator do processo parabenizou a atuação do MPT no processo, representado pela procuradora regional Margaret Matos de Carvalho. O desembargador Cássio Colombo destacou ainda que a disposição demonstrada pelo Itaú-Unibanco em promover mudanças em suas políticas de controle de jornada é importante e deve ser valorizada.

Para acessar o conteúdo completo da ata de audiência com os termos do acordo, clique no link:

http://www.trt9.jus.br/internet_base/publicacaoman.do?evento=Editar&chPlc=7356046&procR=AAAXsSABNAAKzn5AAM&ctl=15174

Ascom/TRT-PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.