Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, será conferido o Diploma de Mérito Ético-Profissional ao Dr. Edgar Valente Filho, de família pioneira da cidade

O Conselho de Medicina do Paraná realiza em outubro a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, que em 2021 terá a sua 36ª edição, a segunda no formato on-line em atenção aos cuidados sanitários em meio à pandemia. Com transmissão pelo canal YouTube, o evento deste ano será na manhã do dia 17, um domingo, tendo na programação a homenagem à memória das vítimas da Covid-19, a diplomação dos médicos que completam 50 anos de formados com histórico ético exemplar e ainda a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, conferida a profissional com destaca atuação em prol de causas sociais e humanitárias.

Pioneiros que servem de exemplo aos que ingressam na formação, que se iniciam ou estão em atividade, 121 médicos diplomados em 1971 vão receber a homenagem do Conselho de Medicina. Entre eles está o Dr. Edgar Valente Filho, formado pela UFPR e especialista em clínica médica e medicina do trabalho. Filho, sobrinho e pai de médicos, o Dr. Edgar Filho é o único representante de Bela Vista do Paraíso a receber a distinção neste ano. O pai, Edgar Bezerra Valente, e o tio Rubens, ambos médicos e procedentes de Belém (PA), tiveram importante papel na emancipação política e no desenvolvimento da cidade. O Dr. Edgar ocupou cargos públicos e hoje nomeia logradouros como o ambulatório municipal. O Dr. Edgar Filho seguiu seus passos em prol da melhoria dos indicadores da saúde da cidade da região do norte-central, fundando o Hospital e Maternidade São Jorge, no início dos anos 1970. Na terceira geração de médicos da família está o Dr. Edgar Bezerra Valente Neto, especialista em cirurgia de mão e ortopedia e traumatologia, com mais de 22 anos de profissão e que atua em Maringá.

A premiação da Medalha de Lucas alcança este ano a pediatra Luci Yara Batista Pfeiffer, em reconhecimento ao seu trabalho de mais de quatro décadas em defesa da infância saudável e da proteção das crianças em situação de risco. Dentre as suas muitas iniciativas está a fundação do Programa Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), hoje mantido pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (Curitiba) e que presta atenção interdisciplinar às vítimas de violência grave ou gravíssima. Criada em 1996, a comenda tinha sido conferida até hoje a outras 17 personalidades médicas. A medalha foi inspirada no evangelista Lucas, patrono dos médicos e que tem a data comemorada em 18 de outubro.

Bela vista do Paraíso conta hoje com 12 médicos residentes. O total do Paraná é de 31.447.

Ascom/Conselho Regional de Medicina do Paraná | CRM-PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.