Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa assinou ontem (07) decreto que autoriza a contratação de 169 novos servidores que vão reforçar a equipe de fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). A medida vai ampliar a capacidade de vigilância sanitária do Paraná, que é fundamental no processo de reconhecimento internacional da erradicação da peste suína clássica, que já está consolidada no Estado, e início do processo de área livre de febre aftosa, sem vacinação.

“A estruturação da Adapar é uma importante conquista e reivindicação antiga do setor agropecuário paranaense. Um compromisso que firmamos com o setor e estamos cumprindo”, afirmou o governador. “Os novos técnicos que irão compor o quadro da autarquia vão garantir o atendimento de qualidade necessário para os nossos produtores rurais”, disse Richa.

Ele destacou a importância da agricultura e da pecuária para a economia paranaense e brasileira. “O setor gera divisas para o Brasil, ainda mais no momento de crise financeira. A agricultura tem salvo o nosso País, garantindo divisas e o superávit na balança comercial brasileira”, ressaltou. “Nada mais inteligente que garantirmos as condições favoráveis para o fortalecimento e desenvolvimento dos produtos agropecuários no Estado do Paraná”.

Exportação

Entre 2011 e 2014, o Paraná exportou uma média de US$ 9,5 bilhões ao ano em carnes suína, bovina e de aves, o que representa 15% das exportações brasileiras. Segundo o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o reconhecimento internacional de áreas livres de peste suína clássica e de febre aftosa dará ao Paraná mais condições de vender a produção de bovinos, suínos e aves em mercados mais exigentes, que não compram de áreas onde essas doenças representam risco, como os Estados Unidos, China e Hong Kong. “A receita poderá ser ampliada com a possibilidade da produção agropecuária paranaense acessar esses mercados”.

“Temos em vista o acesso da produção pecuária paranaense em mercados internacionais mais seguros, que pagam melhor, mas também exigem a contrapartida de importar de lugares que tenham a chancela de área livre da febre aftosa”, explicou Ortigara. “Como não temos casos clínicos de febre aftosa há mais de dez anos e temos evidências de que o vírus não circula na América há três anos, avaliamos que agora é o momento de pleitear este status”, afirmou.

De acordo com o secretário, a contratação de médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, que representa um reforço de 31% na equipe técnica da Adapar, vai ampliar a capacidade do Estado de promover o controle de pragas na lavoura e a sanidade animal. A autarquia já conta com 544 servidores. “Com isso, o Estado cumpre o seu ofício de zelar pela principal fonte de riquezas do Paraná, que é a agropecuária”, disse.

Reconhecimento

Com as contratações, o governador Beto Richa enviou à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, pedido para que o ministério autorize as providências para a efetivação de medidas de avaliação objetivas para o Paraná ser reconhecido internacionalmente, já em maio de 2017, como área livre de febre aftosa sem vacinação.

Essa avaliação envolve, entre outras medidas, a suspensão das campanhas de vacinação contra febre aftosa no Estado, sorologia nos rebanhos bovino e bubalino e auditorias dos serviços que estão sendo realizados em todo o Estado.

“A ampliação do quadro técnico da Adapar é necessária para adequar a estrutura de defesa agropecuária do Paraná aos novos desafios”, afirmou o presidente da Adapar, Inácio Kroetz. “A agência foi criada não apenas para dar continuidade no trabalho de defesa sanitária, mas para evoluir nesse sentido. E só vamos conseguir avançar com mão de obra qualificada”, ressaltou.

Além das contratações, o governador Beto Richa autorizou a reforma e adequação de 23 postos de fiscalização localizados na divisa com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, que também vão contribuir para ampliar a vigilância e fiscalização do trânsito interestadual de animais e subprodutos de origem animal, expostos a maiores riscos.

Aprovação

Entidades do setor agropecuário aprovaram a ampliação do quadro da agência de defesa, que vai representar um avanço para o setor. Para o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, o governador Beto Richa cumpre uma promessa junto ao setor ao fortalecer a Adapar. “Para darmos um passo adiante, precisa-se de uma estrutura adequada e de técnicos capacitados. O governador está cumprindo um compromisso que assumiu com o setor”, disse.

Meneguette anunciou que o sistema Faep/Senar vai oferecer um curso de especialização para 30 técnicos da Adapar na área de elaboração de projetos.

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Ademir Mueller, ressalta que a medida também atinge positivamente os trabalhadores e pequenos agricultores. “A agricultura familiar também vai se beneficiar com o fortalecimento da Adapar, já que ela também vai se inserir neste mercado”, afirmou. “Além disso, a abertura de novos mercados vai ampliar o número de empregos no campo e aumentar a renda dos trabalhadores rurais”, ressaltou.

Avanços

O secretário Norberto Ortigara ressaltou que a contratação de novos servidores representa mais um avanço entre uma série de medidas tomadas pelo Governo do Estado para ampliar o comércio da produção agropecuária paranaense. Ele citou a disponibilidade de 135 unidades locais de saúde animal e vegetal, a realização de 277 convênios para postos de atendimento nos municípios dotados com profissionais habilitados, a instalação de 33 postos de fixos e 11 unidades volantes de fiscalização.

Há também avanços importantes na informatização dos serviços da Adapar, como a emissão eletrônica de Guias de Trânsito Animal (GTAs) e inserção do Paraná na Plataforma de Gestão Agropecuária, o aperfeiçoamento do cadastro de agrotóxicos para ampliar o uso de produtos registrados e autorizados e o aumento do rigor sanitário e boas práticas de produção nas plantas industriais, graças a convênios com as indústrias.

Ortigara destacou, ainda, o controle de enfermidades como tuberculose e brucelose, o georreferenciamento de mais de 21 mil barracões aviários e de matrizeiros de suínos existentes no Estado, uma ferramenta eficaz para a vigilância sanitária, além do avanço no relacionamento entre as indústrias e a Adapar.

Presenças

Participaram do evento a secretária da Administração e Previdência, Dinorah Nogara, o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o superintendente Federal de Agricultura no Paraná, Gil Bueno de Magalhães, o ex-ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Renhold Stephanes, e representantes de entidades do setor agropecuário.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.