Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa integra a mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres; lançamento reune vários segmentos da sociedade civil

Será realizado nesta terça-feira (6), às 19 horas, o lançamento da Campanha do Laço Branco em Londrina, com o tema “Mobilização Mundial de Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. A solenidade ocorre no Centro de Eventos e Convenções do Aurora Shopping, localizado na Avenida Ayrton Senna da Silva, 400, na Gleba Palhano. A iniciativa é da Associação Nós do Poder Rosa, da 10ª Subdivisão da Polícia Civil de Londrina e da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).

Durante a cerimônia, haverá a entrega do laço branco aos participantes e também aos frequentadores do shopping. O elemento foi adotado como símbolo mundial da campanha que tem como objetivo promover a conscientização dos homens sobre a igualdade de gênero, com a ideia de combater os atos violentos contra as mulheres. No Brasil, o dia 6 de dezembro foi instituído, pela Lei nº 11.489/2007, como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, a campanha tem importância fundamental para o fortalecimento da luta pela não violência contra a mulher e para iniciar um movimento em Londrina que possa, de fato, mobilizar os homens no debate do assunto. “O principal ponto da campanha é plantar uma semente para mudar a visão masculina e a postura dos homens diante dos atos de violência que as mulheres sofrem diariamente, fazendo com que eles apoiem a causa e não fechem os olhos para essa realidade”, afirmou.

O delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial de Londrina, Sebastião Ramos dos Santos Neto, ressaltou que a iniciativa estimula um maior engajamento do homem no enfrentamento aos atos de violência contra as mulheres. “Dificilmente os homens participam de ações para discutir e refletir sobre uma situação tão preocupante em nosso país como é a violência que as mulheres sofrem. Trata-se de uma questão complexa que exige ser trabalhada com transversalidade e de forma multidisciplinar, sob a ótica social, policial, judicial, da saúde e da educação, com o objetivo de diminuir os índices de violência”, frisou.

Laço Branco – O dia 6 de dezembro foi escolhido para simbolizar a mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres. A data remete a um evento ocorrido em 1989, em Montreal, no Canadá. Na ocasião, Marc Lepine, então jovem de 25 anos, invadiu uma aula da Escola Politécnica, ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres. Logo em seguida, Marc cometeu suicídio e deixou uma carta justificando o ato. Ele dizia que não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino.

Na época, o crime mobilizou a opinião pública de todo o país e colocou em debate as desigualdades existentes entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. A partir disso, um grupo de homens canadenses se organizou para mostrar que existem homens que repudiam qualquer forma de violência contra as mulheres. O laço branco foi eleito como símbolo para ampliar a discussão e conscientizar o público masculino no combate às situações de violência.

16 Dias de Ativismo - O lançamento da Campanha do Laço Branco integra a programação da “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, organizada pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. A campanha foi lançada no dia 20 de novembro e prossegue até 9 de dezembro com a realização de diversas atividades. São atos públicos, palestras, capacitações, atividades festivas, fórum de debates, entre outras ações em conjunto com entidades parceiras. A programação está disponível no portal da Prefeitura, pelo endereço www.londrina.pr.gov.br/mulher .

Participam do lançamento da campanha nesta terça-feira (6) a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros; o delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial de Londrina, Sebastião Ramos dos Santos Neto; e Ivanira Carraro, integrante da Associação Nós do Poder Rosa. A cerimônia também contará com a presença de representantes de órgãos de justiça, instituições de ensino, associações, ONGs e entidades de diferentes segmentos da sociedade civil.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.