Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com contato direto com as mães no ato de registro de nascimento, cartórios apoiarão campanha Outubro Rosa com entrega de folders e conscientização da população em todo o Estado do Paraná.

Com o intuito de conscientizar a sociedade paranaense sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, todos os 537 Cartórios de Registro Civil do Estado do Paraná aderiram à campanha do Outubro Rosa e estarão distribuindo folders explicativos aos usuários de seus serviços durante todo o mês, além de fixarem cartazes de conscientização da campanha em suas unidades. Tendo contato direto com todas as mães no ato de registro de nascimento, os Cartórios Paranaenses poderão contribuir de forma contundente com a campanha.

A iniciativa da campanha partiu do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR) e do Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais (Funarpen) e conta com a parceria da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Governo do Estado do Paraná.

Também foi criada uma camiseta cor de rosa especialmente para as Ações Sociais que são desenvolvidas pelo Irpen junto às comunidades carentes de todo o Estado do Paraná – como o Irpen na Comunidade e o Dia do Sim – que neste mês de outubro estará realizando mais uma edição de seu projeto na região Sudeste do Estado – com ações  entre os dias 28 e 31 de outubro nas cidades de Irati, Rebouças, Rio Azul, São Mateus do Sul, União da Vitória, Rio Negro e Lapa. O projeto Irpen na Comunidade atende gratuitamente toda a população paranaense realizando registros tardios de nascimentos, casamentos coletivos, reconhecimentos de paternidade e registro de indígenas.

Para o presidente do Irpen-PR, Arion Toledo Cavalheiro Jr, é essencial que todas as associações e organizações apoiem esse tipo de campanha. “Essa ação de conscientização é de enorme relevância e cabe a nós, registradores civis, apoiarmos essa causa, pois temos contato direto com as mulheres, já que muitas procuram os cartórios para se casar ou registrar seus filhos”, destacou. Arion afirmou também que essa é a primeira de muitas ações de responsabilidade social que serão realizadas pelos cartórios do Estado. “Diversas instituições e o Governo já promovem esse tipo de ação e creio que partindo do registrador civil, as campanhas alcançarão grandes resultados, já que temos contato direto com o público”, declarou.

O Outubro Rosa é um movimento mundial que surgiu no ano de 1990 na cidade de Nova Iorque e tem como objetivo a prevenção ao câncer de mama. Durante todo o mês de outubro diversas instituições ao redor do mundo realizam campanhas de conscientização sobre a importância em prevenir-se e diagnosticar precocemente a doença.

Certidões Facilitadas

Com o intuito de facilitar o acesso da população às segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, o Irpen-PR disponibiliza atualmente mais um serviço inovador, o Portal e-Certidões (www.e-certidoes.com.br). O site permite a qualquer pessoa solicitar 2ª vias de certidões do Estado do Paraná em qualquer cidade do Brasil, desde que o cartório no qual foi efetuado o registro esteja cadastrado no site do Instituto (www.irpen.org.br).

O procedimento é simples: a pessoa acessa o portal www.e-certidoes.com.br e efetua a pesquisa para saber se o seu registro está disponível no site. Após a consulta, é só fazer o pedido, e em poucos dias receberá sua certidão local em que indicar, sem burocracia e sem sair de casa ou do trabalho.

Asimp/Irpen-PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.