Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Espaço criado por entidade mantida pela prefeitura do município também visa articular a interação entre estudantes, entidades educacionais e empresários. Lançamento acontece neste sábado (22), durante a 1ª Olimpíada Tecnológica, que celebra os sete anos do colégio.

O CEEP Assaí (Centro Estadual de Educação Profissional Prof. Maria Lydia Cescato Bomtempo) ganhará uma incubadora para projetos tecnológicos visando aprimorar e transformar em oportunidades de negócio projetos desenvolvidos pelos alunos. O lançamento da Incubadora Regional de Assaí, a Suntech, acontece neste sábado (22). O projeto é do Assainov (Centro de Inovação Tecnológica Regional Yoitiro Hiraiwa), entidade mantida pela Prefeitura de Assaí.

Além de dar apoio para empreendimentos de base tecnológica, a incubadora visa articular a interação entre estudantes, entidades educacionais e empresários, incentivando a inovação e o desenvolvimento econômico e social da região. Os projetos terão relação com os cursos técnicos oferecidos pelo CEEP Assaí: Eletroeletrônica, Mecânica, Edificações e Agronegócios.

“Como os nossos alunos começaram a se destacar nos últimos anos, desenvolvendo projetos junto com os professores, surgiu a oportunidade de melhorarmos, de acelerarmos esses projetos”, conta o diretor do CEEP Assaí, Aquiles Fernandes. “Foi criada a incubadora, que conta com a ajuda de profissionais do Sebrae”.

O lançamento da Suntech acontece durante a 1ª Olimpíada Tecnológica – Olintec 2021, um evento online promovido pelo CEEP Assaí em comemoração aos sete anos da instituição de ensino. A live será transmitida pelo Facebook e pelo Instagram do colégio neste sábado, a partir das 10 horas. Além do lançamento da incubadora, haverá exposição de projetos de estudantes, incluindo uma batalha de robôs e lançamento de minifoguetes.

“É um evento grande que tem quatro outros dentro dele”, afirma o diretor do CEEP. Haverá um ciclo de debates, promovido pela turma de Agronegócios; o concurso de pontes de palitos, idealizado pelos alunos do curso de Edificações; o lançamento de minifoguetes, do curso de Mecânica; e a batalha de robôs, que é do curso de Eletroeletrônica.

Evento

Idealizada por toda a equipe do CEEP Assaí, a comemoração deste sábado tem o intuito de motivar o engajamento dos alunos no sentido de participarem das videoaulas ofertadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, pela plataforma digital Google Meet, e também de realizarem as atividades no Google Classroom. A live, segundo Fernandes, vai mostrar o que a instituição tem a oferecer, sobretudo no sentido de capacitação.

Confira os projetos dos estudantes

Concurso de pontes de palitos

Voltado aos alunos do curso técnico em Edificações, sob orientação dos professores e equipe pedagógica, o concurso de pontes de palitos tem o objetivo de conexão entre teoria e prática num contexto de ensino remoto. Os alunos realizaram o projeto em suas residências e a avaliação terá como parâmetro a resistência de estruturas treliçadas através da elaboração de maquetes de pontes com palitos de sorvete. A ponte vencedora será aquela que resistir ao maior peso.

Lançamento de minifoguetes

A equipe Orion do CEEP Assaí apresentará o foguete criado pelos alunos do curso técnico em Mecânica. Feito de garrafa PET de pequeno volume, 500 ou 600 ml, o artefato, fabricado por um aluno, tem um motor de propelente sólido com energia suficiente para lançamento a cerca de 100 metros de distância do ponto de lançamento. Os professores orientadores do projeto coordenarão os lançamentos dos foguetes, cuidarão de todos os aspectos da segurança do evento e medirão os alcances obtidos pelos foguetes. Aqueles que tiverem os melhores desempenhos e maiores distâncias serão premiados.

Batalha de robôs

Pelo fato de a robótica estar relacionada a torneios e competições, as produções dessa área exigem a elaboração de pesquisa científica. Essa experiência prepara o aluno para ser um pesquisador, estimulando os estudantes a mostrarem suas ideias e apresentarem seus projetos tanto interna quanto externamente. Na primeira Olimpíada Tecnológica do CEEP Assaí, os alunos terão a oportunidade de mostrar todo o seu conhecimento, apresentando as potencialidades de suas criações. O robô vencedor será aquele que apresentar o melhor desenvolvimento.

Programação completa do evento

10h: Abertura oficial e lançamento da incubadora regional de Assaí, “Suntech”

11h: Ciclo de debates do agronegócio

13h30: Concurso de pontes de palitos

15h: Lançamento de minifoguetes

16h30: Batalha de robôs

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.