Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Espaço criado por entidade mantida pela prefeitura do município também visa articular a interação entre estudantes, entidades educacionais e empresários. Lançamento acontece neste sábado (22), durante a 1ª Olimpíada Tecnológica, que celebra os sete anos do colégio.

O CEEP Assaí (Centro Estadual de Educação Profissional Prof. Maria Lydia Cescato Bomtempo) ganhará uma incubadora para projetos tecnológicos visando aprimorar e transformar em oportunidades de negócio projetos desenvolvidos pelos alunos. O lançamento da Incubadora Regional de Assaí, a Suntech, acontece neste sábado (22). O projeto é do Assainov (Centro de Inovação Tecnológica Regional Yoitiro Hiraiwa), entidade mantida pela Prefeitura de Assaí.

Além de dar apoio para empreendimentos de base tecnológica, a incubadora visa articular a interação entre estudantes, entidades educacionais e empresários, incentivando a inovação e o desenvolvimento econômico e social da região. Os projetos terão relação com os cursos técnicos oferecidos pelo CEEP Assaí: Eletroeletrônica, Mecânica, Edificações e Agronegócios.

“Como os nossos alunos começaram a se destacar nos últimos anos, desenvolvendo projetos junto com os professores, surgiu a oportunidade de melhorarmos, de acelerarmos esses projetos”, conta o diretor do CEEP Assaí, Aquiles Fernandes. “Foi criada a incubadora, que conta com a ajuda de profissionais do Sebrae”.

O lançamento da Suntech acontece durante a 1ª Olimpíada Tecnológica – Olintec 2021, um evento online promovido pelo CEEP Assaí em comemoração aos sete anos da instituição de ensino. A live será transmitida pelo Facebook e pelo Instagram do colégio neste sábado, a partir das 10 horas. Além do lançamento da incubadora, haverá exposição de projetos de estudantes, incluindo uma batalha de robôs e lançamento de minifoguetes.

“É um evento grande que tem quatro outros dentro dele”, afirma o diretor do CEEP. Haverá um ciclo de debates, promovido pela turma de Agronegócios; o concurso de pontes de palitos, idealizado pelos alunos do curso de Edificações; o lançamento de minifoguetes, do curso de Mecânica; e a batalha de robôs, que é do curso de Eletroeletrônica.

Evento

Idealizada por toda a equipe do CEEP Assaí, a comemoração deste sábado tem o intuito de motivar o engajamento dos alunos no sentido de participarem das videoaulas ofertadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, pela plataforma digital Google Meet, e também de realizarem as atividades no Google Classroom. A live, segundo Fernandes, vai mostrar o que a instituição tem a oferecer, sobretudo no sentido de capacitação.

Confira os projetos dos estudantes

Concurso de pontes de palitos

Voltado aos alunos do curso técnico em Edificações, sob orientação dos professores e equipe pedagógica, o concurso de pontes de palitos tem o objetivo de conexão entre teoria e prática num contexto de ensino remoto. Os alunos realizaram o projeto em suas residências e a avaliação terá como parâmetro a resistência de estruturas treliçadas através da elaboração de maquetes de pontes com palitos de sorvete. A ponte vencedora será aquela que resistir ao maior peso.

Lançamento de minifoguetes

A equipe Orion do CEEP Assaí apresentará o foguete criado pelos alunos do curso técnico em Mecânica. Feito de garrafa PET de pequeno volume, 500 ou 600 ml, o artefato, fabricado por um aluno, tem um motor de propelente sólido com energia suficiente para lançamento a cerca de 100 metros de distância do ponto de lançamento. Os professores orientadores do projeto coordenarão os lançamentos dos foguetes, cuidarão de todos os aspectos da segurança do evento e medirão os alcances obtidos pelos foguetes. Aqueles que tiverem os melhores desempenhos e maiores distâncias serão premiados.

Batalha de robôs

Pelo fato de a robótica estar relacionada a torneios e competições, as produções dessa área exigem a elaboração de pesquisa científica. Essa experiência prepara o aluno para ser um pesquisador, estimulando os estudantes a mostrarem suas ideias e apresentarem seus projetos tanto interna quanto externamente. Na primeira Olimpíada Tecnológica do CEEP Assaí, os alunos terão a oportunidade de mostrar todo o seu conhecimento, apresentando as potencialidades de suas criações. O robô vencedor será aquele que apresentar o melhor desenvolvimento.

Programação completa do evento

10h: Abertura oficial e lançamento da incubadora regional de Assaí, “Suntech”

11h: Ciclo de debates do agronegócio

13h30: Concurso de pontes de palitos

15h: Lançamento de minifoguetes

16h30: Batalha de robôs

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios