Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Espaço vai oferecer atendimento gratuito para empreendedores no município

Foi inaugurada, na terça-feira (1), a Sala do Empreendedor de Centenário do Sul no norte do Paraná. O espaço vai funcionar na antiga Biblioteca Municipal, que fica na rua Desembargador Munhoz de Melo. O atendimento aos empreendedores será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, de forma gratuita.

A Sala do Empreendedor funcionará como um canal de atendimento disponibilizado por meio de parceria entre Sebrae/PR e Prefeitura de Centenário do Sul. O objetivo é incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, assim como facilitar a abertura de novas empresas, e oferecer orientações e capacitações aos microempreendedores individuais (MEI).

Por meio da Sala, os empreendedores poderão acessar serviços como a impressão do boleto mensal (DAS), certificado e cartão do CNPJ do MEI; fazer a declaração anual (DASN); parcelar dívidas; fechar a empresa; emitir certidões de débitos tributários federais e estaduais; consultar a regularidade do empregador, assim como informações sobre empréstimos e financiamentos da Fomento Paraná; além de realizar cursos gratuitos do Sebrae/PR.

Levantamento realizado pelo Sebrae/PR no primeiro quadrimestre deste ano mostra que Centenário do Sul possuía 563 microempreendedores individuais formalizados, 345 microempresas (ME), 23 empresas de pequeno porte (EPP), e 136 médias e grandes empresas. Em 2021, seis negócios foram encerrados na cidade, enquanto 24 novas empresas foram abertas. O município possui 1.142 negócios ativos.

A consultora do Sebrae/PR, Cinara Tozatti, diz que, por meio da Sala do Empreendedor, a instituição oferecerá suporte aos MEI da cidade, com a oferta de cursos, oficinas e consultorias gratuitas com foco na melhoria da gestão dos negócios. “A inauguração ocorre em um momento importante, em que os empreendedores precisam de apoio para seguir com as atividades e superar a crise”, afirma.

O prefeito de Centenário do Sul, Junior Tavian, destaca que a parceria com o Sebrae/PR vai contribuir para alavancar o desenvolvimento econômico local. “A Sala irá proporcionar acesso a crédito mais barato, além de cursos gratuitos de gestão para capacitar e formar nossos empreendedores”, comemora o prefeito.

Mais informações sobre os serviços podem ser obtidas pelo telefone (43) 3675-8000 e e-mail saladoempreendedor@centenariodosul.pr.gov.br. No site da Prefeitura de Centenário do Sul, o empreendedor encontra a página da Sala do Empreendedor e já pode acessar vários serviços online.

Asimp/Sebrae/PR

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios