Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Primeira rodada do II Congresso Paranaense de Cidades Digitais reúne gestores públicos de 50 diferentes localidades em Curitiba

O uso da tecnologia para aprimorar os serviços públicos e melhorar a vida das pessoas é essencial ao crescimento e desenvolvimento econômico e social dos municípios. Esta foi a grande conclusão da primeira rodada do II Congresso Paranaense de Cidades Digitais, realizada ontem (21), em Curitiba. O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), reuniu mais de 170 pessoas, entre gestores públicos, vereadores, prefeitos, empresários e interessados no tema de cerca de 50 diferentes localidades.

Durante a abertura do evento, direcionado para municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Litoral e Sudeste do Estado, a secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, disse que é preciso repensar o conceito de planejamento das cidades. "Quem não entender o que está se passando dentro da sociedade vai perder o trem da história", afirmou ela, destacando que é preciso desenvolver uma "nova cultura democrática que seja transformadora na vida dos cidadãos".

E essa nova cultura passa pela inclusão social e digital, principalmente pelas soluções e investimentos tecnológicos nos serviços ofertados pelas prefeituras à população. De acordo com o diretor da RCD, José Marinho, cerca de 80% dos municípios do Paraná têm menos de 20 mil habitantes. Isso significa, analisa ele, que muitas destas localidades possuem baixo orçamento e que o Congresso de Cidades Digitais, até a etapa final em Foz do Iguaçu, vai buscar apresentar soluções de baixo custo para que os municípios iniciem o processo de construção da cidade digital ou aprimorem àqueles que já implantaram projetos do gênero.

R$94 milhões em Curitiba - A vice-prefeita de Curitiba, Miriam Gonçalves, reforçou durante a primeira rodada do II Congresso Paranaense de Cidades Digitais a importância dada pela prefeitura da Capital ao setor de tecnologia. Tanto que, segundo ela, está sendo incluído no orçamento do Município um total de R$94 milhões para investimento na área. Na opinião dela, o acompanhamento de dados é fundamental para a gestão pública, dando referência ao trabalho feito pela prefeitura, por exemplo, nos postos de saúde da cidade, no qual é feito todo o acompanhamento online dos atendimentos. "Para a administração se integrar com a população e realmente desenvolver os problemas públicos não há outra forma se não se integrar a ela. Não só para transmitir, mas também para ouvir. Hoje quando se trata de desenvolvimento urbano, econômico e social é fundamental que cada gestor tenha as informações da sua cidade", comentou a vice-prefeita.

A cidade digital é o instrumento para se corrigir o atraso tecnológico das cidades brasileiras para o surgimento da Cidade Inteligente. A afirmação é do especialista em cidades digitais da UNICAMP, Leonardo Mendes, que apresentou nesta manhã as soluções em torno da infraestrutura de comunicação e governança digital.

Minuta de projeto para Cidades Digitais - A Associação das Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (ACAMPAR) lançou no Congresso uma iniciativa inédita no país. A entidade passa a fornecer uma minuta de projeto de lei auxiliando os legisladores do Estado e autorizando a implantação em seus municípios de projetos de Cidades Digitais. "Isso vai ajudar para o que os municípios se desenvolvam e melhorem a vida da população. O objetivo da Acampar é fazer com que esse benefício chegue aos municípios pequenos", comentou o presidente da Acampar, José Valmor Martins.

Infraestrutura de Rede e Sistemas

A infraestrutura própria é algo essencial em uma cidade digital. Essa é a visão do professor e doutor, Carlos Carvalho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Segundo Carvalho, a proposta que o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), da UFPR, mostra para as cidades é a de que o próprio município administre tudo na questão de infraestrutura de rede. "O município ter sua própria infraestrutura abre espaço para diversos benefícios como não precisar negociar uma troca anual dos equipamentos e nem da velocidade de conexão. O custo é mais elevado, porém, é um investimento que durará, no mínimo, 40 anos sem necessitar de uma renovação dos equipamentos nesse período", aponta Carvalho.

Outro ponto importante são os softwares livres. Para o professor, os equipamentos devem ser genéricos, livres. "Isso permite um maior controle sobre determinada função, além de criações sem restrição", conclui.

Esse é o caso do Sistema de Agendamento via Web, desenvolvido pela C3SL. O programa, que está em uma versão de demonstração, oferece suporte para que cidadãos possam agendar serviços diretamente pela internet.

"Essa nova ferramenta permite que qualquer pessoa possa, por exemplo, agende uma consulta médica sem sair de casa. Isso evita filas e torna o gerenciamento dos serviços mais dinâmicos", explica o professor e doutor, Bruno Müller, da UFPR. "O sistema não exige nenhuma instalação no computador. Basta abrir o navegador, entrar na página do agendador e pronto", acrescenta.

O programa, que ainda está em testes, foi reformulado para que possa ainda atuar em diversos outros meios em que se precise de um agendamento prévio.

Cartão Qualidade - O Instituto Curitiba de Informática (ICI) disponibiliza uma ferramenta gratuita para os municípios. O cartão qualidade possibilita o uso para entrada nas empresas, cartão ponto e ainda crédito consignado, este último com uma rede conveniada para compras e posterior desconto em folha de pagamento. A apresentação foi feita pelo assessor de mercado do ICI, Stephan Garcia, que também falou sobre os serviços públicos disponibilizados em nuvem, ou seja, a virtualização dos programas de governo. Garcia explica que o serviço em nuvem é a tendência do futuro e resulta em economia de custos e referência energética. "É possível fazer cidade digital sem alto investimento. Várias soluções estão sendo oferecidas no Brasil", diz.

Todos os detalhes estão no site http://congresso.redecidadedigital.com.br/

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.