Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um dos benefícios do Programa Empresa Fácil é a integração das bases de dados de diversos órgãos municipais, estaduais e federais; com isso, procedimentos passam a ser mais rápidos e fáceis

Ivaiporã, Jardim Alegre, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí, cidades localizadas no Vale do Ivaí, no Paraná, estão em fase de implementação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), com o objetivo de desburocratizar a abertura de novos negócios. Outros municípios da região, como Lunardeli, Lidianópolis, Grandes Rios e Faxinal, já assinaram o termo de compromisso e em breve vão implantar o sistema, que, no Paraná, é chamado de Empresa Fácil. A previsão é de que até o final deste ano, 80% dos municípios do Vale do Ivaí estejam com o sistema implantado, chegando a 100% até o final de 2016.

O Empresa Fácil é gerenciado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar) com o apoio técnico do Sebrae/PR. Um dos benefícios do novo sistema é a integração das bases de dados de diversos órgãos municipais, estaduais e federais, dentre eles a Vigilância Sanitária, a Receita Estadual e Federal, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Depois da análise da documentação, a Jucepar passará a emitir o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), a inscrição estadual e o alvará de funcionamento. Com isso, o processo de abertura, alteração e fechamento de empresas fica bem mais simplificado e ágil. 

“A ideia é desburocratizar o início de um novo negócio, agilizando significativamente a grande maioria dos processos, que antes levavam em média 100 dias - desde o pedido de abertura de empresa até a emissão do alvará. O empresário poderá, ainda, acompanhar a situação do processo da sua empresa pela internet”, comemora a consultora do Sebrae/PR, Alyne Chicocki. Segundo ela, simplificar os procedimentos impacta na economia local. “Quando o cidadão quer empreender e encontra um método simples para abrir sua empresa, a economia do município aquece e traz efeitos positivos para o município e a região, tornando-os mais competitivos”.

Em Ivaiporã, a expectativa para a implementação do Empresa Fácil é boa, na avaliação de Marcus Wielewski, diretor do Departamento de Indústria, Comércio e Turismo e integrante do Comitê Gestor Ivaiporã Cidade Empreendedora. “Ivaiporã abriga a sede de diversos órgãos, o que vai facilitar a adesão ao sistema”, diz Wielewski. O município é considerado um polo comercial na região e atrai consumidores de outras 18 cidades. “A simplificação na abertura de empresas vai motivar ainda mais os empreendedores a abrirem novos negócios ou formalizarem suas empresas”, afirma Marcus Wielewski.

Adesão é simples

O coordenador estadual de Políticas Públicas do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha, explica que o processo de habilitação ao Programa é bastante dinâmico, o que permite que novos municípios sejam inseridos diariamente. “Cada município apresenta uma complexidade para realizar a mudança, mas contamos com uma equipe preparada para realizar o procedimento de integração dos sistemas existentes”, expõe.

A expectativa, projeta Padilha, é que o tempo médio de abertura de uma empresa no Paraná seja de até três dias, ou seja, dois dias a mais do que na Nova Zelândia, país onde é mais fácil abrir um negócio dentre 189 economias estudadas pelo Banco Mundial (Bird), conforme aponta o relatório Doing Business 2014 (Fazendo Negócios, em português). No Brasil, são necessários 107,5 dias para criar uma empresa, o que coloca o País na 123ª posição do ranking. Além disso, é preciso quatro anos para resolver casos de insolvência (quando a empresa encerra as atividades com dívida) e há 14 procedimentos para registrar uma propriedade num prazo de 30 dias.

“Quanto maior for o tempo para abrir uma empresa, maior é o período que um município fica sem gerar riquezas. Em muitas situações, o empresário já está pagando a locação do imóvel, já fez a aquisição de máquinas e equipamentos e deixa de registrar a entrada de receitas porque o processo de abertura é burocrático. Além disso, em algumas situações, o empresário só descobre as adequações que são necessárias para a sua empresa ao longo do processo”, pontua, ao lembrar que por meio do Programa Empresa Fácil o empresário pode se preparar com antecedência.

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.