Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pacientes renais de Rolândia e de toda a região passam a ter um pouco mais de conforto para a realização de procedimentos renais como a hemodiálise. É que a Clínica do Rim, de Rolândia, inaugurou a seção de hemodiálise com atendimento pelo Sistema Único de Saúde. A unidade esta va pronto há vários meses, pois não conseguia o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, mas o governo credenciou o local para o procedimento.

O deputado estadual Cobra Repórter esteve na inauguração da ala na última quinta (5), que também contou com a presença do deputado Tiago Amaral e da Dra. Terezinha Sanches, da 17ª Regional de Saúde e destacou a importância do empenho e sensibilidade do secretário de Saúde, que correu atrás para credenciar a clínica e poder realizar o procedimento.

 A Clínica do Rim de Rolândia foi construída pelos médicos Getúlio Amaral, Assako Mutsumi e João Soitiro Yokoyama, iniciou seu funcionamento de em janeiro deste ano e é referência no tratamento de doenças renais na região Norte do Paraná. Na época, o secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, já havia anunciado o interesse do Estado em credenciar a clínica para atendimento dos pacientes do SUS.

A Dra. Terezinha Sanches destacou que os pacientes de Rolândia agora poderão ter o conforto de poderem levantar mais tarde, tomarem seu café da manhã em suas casas e se dirigirem três vezes por semana à clínica para fazerem hemodiálise “ e ainda poderão almoçar em casa”, afirmou. Ela lembra que para fazerem o procedimento em Londrina, teriam que levantar 4 da manhã, pegar transporte, fazerem o procedimento, e muitas vezes teriam que esperar para retornar para suas casas por volta das 15h. “Por um paciente já valeria a pena, a qualidade de vida para o paciente e para suas famílias é inestimável”, destacou.

O atendimento teve início ontem (9) e de acordo com a médica, agora prefeitos dos municípios estão organizando as planilhas dos pacientes que já começam a ser atendidos em Rolândia. A clínica foi construída em um terreno cedido pela prefeitura de Rolândia e tem atendimento preferencial de pacientes do SUS para consultas e agora hemodiálise e para o encaminhamento para transplante renal na Santa Casa de Londrina, que é a unidade de apoio do complexo médico.

O deputado Cobra Repórter também sugeriu aos prefeitos presentes para unissem forças para buscarem recursos para a construção no local de uma um hospital regional do Cismepar. “Temos espaço aqui, agora precisamos unir forças e buscar os recursos”, declarou.

Meire Bicudo/Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.