Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) começou ontem (15) uma nova etapa da campanha Maio Amarelo, cujo objetivo é chamar a atenção da sociedade ao alto índice de violência e mortes no trânsito. Até o dia 18 de maio, agentes da companhia realizam fiscalizações em diversos pontos da cidade para conscientizar motoristas a não estacionarem indevidamente nas vagas exclusivas.

Denominada “Escolha respeitar a vaga”, a intervenção é realizada em estacionamentos de shoppings, supermercados e outros espaços privados. O primeiro estabelecimento visitado hoje foi o Super Mufatto da avenida Duque de Caxias, região central de Londrina.  No local, agentes emitiram “autos de infração educativos” aos condutores que infringiram as regras para uso do estacionamento especial. A “multa moral” tem como objetivo advertir e chamar a atenção do motorista para sua conduta irregular.

O coordenador de Educação no Trânsito da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, afirma que a ação educativa será desenvolvida em outros pontos da cidade. “Convidamos os estabelecimentos comerciais e eles foram bem solícitos quanto à ação, não tivemos problemas”. Ainda segundo ele, o objetivo da ação é a conscientização do motorista sobre suas escolhas no trânsito. “O Maio Amarelo deste ano fala sobre as escolhas individuais de cada um. Decisões pequenas podem ter consequências graves, como usar o celular ao volante ou parar o carro em local proibido. Então, é importante conscientizar os motoristas para que deixem as vagas exclusivas para quem realmente precisa usá-las, respeitando também as demais regras de trânsito.”

Penalidade - Estacionar em locais exclusivos para idosos e portadores de necessidades especiais é considerado infração gravíssima, com perda de sete pontos na carteira de habilitação e multa no valor de R$ 293,45. No entanto, a ação da CMTU, por ter caráter educativo e não ser realizada na rua, não vai emitir autuações para além da multa moral.

Credencial - Para solicitar o cartão de estacionamento exclusivo, idosos e portadores de necessidades especiais precisam apresentar à CMTU cópia do RG ou cópia da habilitação; cópia do comprovante de residência em Londrina; laudo médico, original ou cópia autenticada, atestando a mobilidade reduzida ou deficiência de locomoção. Para a credencial de idoso, o interessado precisa ter 60 anos ou mais.

Calendário - A programação do Maio Amarelo, que conta com a parceria entre CMTU e Polícia Militar (PM), teve início no dia 3, com blitze educativas em avenidas de grande movimentação. Condutores tiveram a habilitação checada, e os que não tinham infrações lançadas na carteira no último ano, receberam um auto de educação, parabenizando-os pela boa conduta no trânsito. Na segunda fase da campanha, foram realizadas intervenções noturnas dentro de bares e restaurantes da cidade. Clientes foram convidados a fazer o teste do bafômetro e receberam pulseiras, de cores diferentes, de acordo com o nível de álcool aferido pelo etilômetro.

A nova fase da campanha, chamada “Escolha Respeitar a Vaga”, terá ações em diversos pontos da cidade. Acompanhe o calendário das intervenções:

16/05 (terça) às 10h: Rua Rio Grande do Norte – Condor Supermercado
17/05 (quarta) às 17h: Avenida Theodoro Victorelli – Boulevard Londrina Shopping
18/05 (quinta) às 17h: Rua Américo Deolindo – Londrina Norte Shopping

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.