Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Conselho de desenvolvimento foi criado no final do ano passado; evento visa fortalecer ações com foco na transformação do futuro da cidade    

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Rolândia (Codese) promove, no próximo dia 6 de setembro, o 1º Fórum de Desenvolvimento Local na cidade. O “Futuridade” acontece na Faculdade Paranaense (Faccar) com a expectativa de reunir empresários, poder público e instituições de diversos setores, acadêmicos e a comunidade. O Codese foi iniciado no final do ano passado por um grupo de empresários em conjunto com a Acir (Associação Comercial e Industrial de Rolândia) e conta com o apoio do Sebrae/PR.

O consultor do Sebrae/PR, Rubens Negrão, explica que um dos motivadores para criar o conselho foi o programa Cidade Empreendedora, voltado para lideranças locais e que visa a transformação econômica dos municípios. “Do final de 2018 para cá tivemos vários encontros de formação do conselho, com metodologia identificando os desafios do município e as oportunidades”, resgata.

Câmaras técnicas foram constituídas com o compromisso de elaborar propostas de desenvolvimento de diferentes áreas, como a social, inovação, educação, entre outras.

“O objetivo do Codese é servir como uma entidade propositiva e guardiã desse processo de planejamento e desenvolvimento de Rolândia. O Fórum vem com o objetivo de socializar esse trabalho e mostrar para a comunidade o que vem sendo feito”, complementa Negrão.

O coordenador do ecossistema de inovação do Sebrae/PR, Heverson Feliciano, é um dos palestrantes do Futuridade. Feliciano falará sobre como criar um ambiente favorável e o papel do Codese para alavancar esse cenário.

“Os empreendedores e as lideranças têm um papel fundamental neste processo, mas é importante reconhecer a diferença nos papeis de cada um. Imaginar que a ação é a mesma dificulta o estabelecimento de planos e principalmente a operação. É necessário estabelecer uma governança que possa imaginar, sonhar e planejar o futuro, criando um enredo sólido para que todos possam contribuir e colaborar na construção deste futuro”, aponta Heverson.

O Fórum conta ainda com a participação de  Antonio Aledo Tur, titular de Sociologia do Meio Ambiente na Universidade de Alicante, da Espanha. Ele é doutor em sociologia, mestre em antropologia pela Universidade de Louisiana, nos EUA, e professor colaborador da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade de São Paulo (USP). Outra presença é da professora doutora Vera Suguihiro, que faz parte do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (Nigep), da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

“Também vamos trazer cases de sucesso de outras cidades do mesmo porte que a nossa através das apresentações dos palestrantes. O Codese tem esse papel de ser o guardião do futuro da cidade. Precisamos elevar a massa crítica dos cidadãos, com uma estratégia de crescimento sustentável e visão principalmente de longo prazo. Já temos o planejamento de estruturar para o ano que vem um documento com diversas diretrizes e apresentar aos candidatos à prefeitura do município. É uma forma proativa de buscar o comprometimento dos políticos”, ressalta o empresário e diretor executivo da Terra Roxa Agência de Desenvolvimento do Norte do Paraná, Alexandre Farina, que faz parte do Codese. 

O Futuridade conta com apoio do Sebrae/PR,  Prefeitura de Rolândia, Faccar, Agência Terra Roxa, UEL e da Universidade de Alicante. O evento acontece das 8h30 às 13h na Faccar, localizada na rua Dom Pedro II, 400, Jardim Horácio Cabral. As inscrições podem ser feitas pelo site codeserolandia.com.br/forum.

Victor Lopes/Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.