Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Outras Cidades 26/05/2017  11h13

Comitiva de Nishinomiya visita Londrina a partir de segunda-feira (29)

Autoridades governamentais e lideranças empresariais da cidade japonesa, coirmã de Londrina, participam de atividades e visitas no Município

Uma comitiva da cidade japonesa de Nishinomiya realiza, de 29 a 31 de maio, uma visita a Londrina para celebrar os 40 anos do convênio de coirmandade firmado entre as cidades. No primeiro dia da visita, segunda-feira (29), o prefeito Marcelo Belinati, receberá em seu gabinete, os 19 visitantes que integram a comitiva, composta por 17 autoridades governamentais e lideranças empresariais de Nishinomiya, além de dois representantes da província de Hyogo, que é coirmã do Estado do Paraná. O encontro será às 15h30, na Prefeitura de Londrina.

Além da recepção oficial feita pela Prefeitura de Londrina, a comitiva japonesa também participará de atividades como visitas a espaços públicos que homenageiam a cultura do Japão e a outros pontos culturais e turísticos de Londrina, além da Câmara Municipal e de órgãos. Dessa forma, os representantes de Nishinomiya retribuem a visita que Marcelo fez à cidade japonesa, em abril deste ano, para celebrar a coirmandade e estreitar a relação existente entre as partes.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Londrina, Bruno Ubiratan, coordenador do grupo do Município que receberá a comitiva japonesa, disse que as atividades realizadas vão colaborar para o fortalecimento da tradição da irmandade entre as cidades, com uma recepção que terá a participação de diversas associações e entidades de Londrina ligadas ao Japão. “O prefeito Marcelo foi muito bem recebido em Nishinomiya e, com certeza, vamos retribuir da melhor forma, acomodando a comitiva e acompanhando os visitantes nos eventos programados. Além de estreitar os laços de irmandade, a ideia é começar a criar condições para que, futuramente, essa relação também possa se estender para a área comercial e econômica”, destacou.

Na segunda-feira (29), a chegada da comitiva de Nishinomiya ao Aeroporto de Londrina está programada para 10h10. Uma visita à Praça Nishinomiya, batizada com o nome da cidade, está marcada para as 10h30. No local, as autoridades presentes irão fazer o plantio de mudas de árvores Ipê e Sakura. No período da tarde, após a visita ao prefeito de Londrina, a comitiva segue para a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). Lá, às 17h15, haverá uma apresentação realizada pela Agência Terra Roxa – Desenvolvimento do Norte do Paraná, discorrendo sobre o potencial econômico de Londrina e região.

Já na terça-feira (30), às 9 horas, está programada uma visita à Praça do Centenário da Imigração Japonesa Tomi Nakagawa, inaugurada em 2008, com a presença do príncipe herdeiro do Japão, Naruhito. Em seguida, às 10 horas, a comitiva visita o Museu Histórico de Londrina. A partir das 14 horas, haverá agenda com a Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL) e  o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). A visita à Câmara Municipal ocorre às 16 horas. 
O retorno da comitiva de Nishinomiya está marcado para a manhã de quarta-feira (31), quando os japoneses viajam para Foz de Iguaçu e depois para São Paulo.

Irmandade - O acordo de coirmandade entre Londrina e Nishinomiya foi assinado em 11 de maio de 1977. Além de construções, como foi a Praça Nishinomiya em Londrina, as cidades já estabeleceram, no decorrer dos anos, intercâmbios culturais e acordos comerciais. O objetivo é promover uma amizade, através de intercâmbio cultural, comercial e econômico.

Nishinomiya é considerada a "cidade da educação, cultura e moradia", e localiza-se no Japão central, na província de Hyogo, entre as cidades de Osaka e Kobe. Com aproximadamente 480 mil habitantes, é reconhecida também pela tradição no beisebol. A indústria alimentícia de Nishinomiya ocupa o oitavo lugar em relação à comercialização de produtos. Se for considerado apenas o setor de alimentos, a sua comercialização é uma das maiores do Japão.  

N.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios