Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma comitiva da cidade japonesa de Nishinomiya realiza, de 29 a 31 de maio, uma visita a Londrina para celebrar os 40 anos do convênio de coirmandade firmado entre as cidades. No primeiro dia da visita, segunda-feira (29), o prefeito Marcelo Belinati, receberá em seu gabinete, os 19 visitantes que integram a comitiva, composta por 17 autoridades governamentais e lideranças empresariais de Nishinomiya, além de dois representantes da província de Hyogo, que é coirmã do Estado do Paraná. O encontro será às 15h30, na Prefeitura de Londrina.

Além da recepção oficial feita pela Prefeitura de Londrina, a comitiva japonesa também participará de atividades como visitas a espaços públicos que homenageiam a cultura do Japão e a outros pontos culturais e turísticos de Londrina, além da Câmara Municipal e de órgãos. Dessa forma, os representantes de Nishinomiya retribuem a visita que Marcelo fez à cidade japonesa, em abril deste ano, para celebrar a coirmandade e estreitar a relação existente entre as partes.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Londrina, Bruno Ubiratan, coordenador do grupo do Município que receberá a comitiva japonesa, disse que as atividades realizadas vão colaborar para o fortalecimento da tradição da irmandade entre as cidades, com uma recepção que terá a participação de diversas associações e entidades de Londrina ligadas ao Japão. “O prefeito Marcelo foi muito bem recebido em Nishinomiya e, com certeza, vamos retribuir da melhor forma, acomodando a comitiva e acompanhando os visitantes nos eventos programados. Além de estreitar os laços de irmandade, a ideia é começar a criar condições para que, futuramente, essa relação também possa se estender para a área comercial e econômica”, destacou.

Na segunda-feira (29), a chegada da comitiva de Nishinomiya ao Aeroporto de Londrina está programada para 10h10. Uma visita à Praça Nishinomiya, batizada com o nome da cidade, está marcada para as 10h30. No local, as autoridades presentes irão fazer o plantio de mudas de árvores Ipê e Sakura. No período da tarde, após a visita ao prefeito de Londrina, a comitiva segue para a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). Lá, às 17h15, haverá uma apresentação realizada pela Agência Terra Roxa – Desenvolvimento do Norte do Paraná, discorrendo sobre o potencial econômico de Londrina e região.

Já na terça-feira (30), às 9 horas, está programada uma visita à Praça do Centenário da Imigração Japonesa Tomi Nakagawa, inaugurada em 2008, com a presença do príncipe herdeiro do Japão, Naruhito. Em seguida, às 10 horas, a comitiva visita o Museu Histórico de Londrina. A partir das 14 horas, haverá agenda com a Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL) e  o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). A visita à Câmara Municipal ocorre às 16 horas. 
O retorno da comitiva de Nishinomiya está marcado para a manhã de quarta-feira (31), quando os japoneses viajam para Foz de Iguaçu e depois para São Paulo.

Irmandade - O acordo de coirmandade entre Londrina e Nishinomiya foi assinado em 11 de maio de 1977. Além de construções, como foi a Praça Nishinomiya em Londrina, as cidades já estabeleceram, no decorrer dos anos, intercâmbios culturais e acordos comerciais. O objetivo é promover uma amizade, através de intercâmbio cultural, comercial e econômico.

Nishinomiya é considerada a "cidade da educação, cultura e moradia", e localiza-se no Japão central, na província de Hyogo, entre as cidades de Osaka e Kobe. Com aproximadamente 480 mil habitantes, é reconhecida também pela tradição no beisebol. A indústria alimentícia de Nishinomiya ocupa o oitavo lugar em relação à comercialização de produtos. Se for considerado apenas o setor de alimentos, a sua comercialização é uma das maiores do Japão.  

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.