Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná aprovou nesta quarta-feira (27), através do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), a nova formatação das 14 regiões turísticas do Estado. Resultado de um rigoroso levantamento das características de cada município realizado pela Secretaria do Esporte e do Turismo, por meio da Paraná Turismo, o estudo resultou na inclusão de 14 cidades no mapa do turismo estadual. 

A nova formatação será apresentada ao Governo Federal, que deverá incluí-la no Sistema Nacional de Turismo (SNTur), criado para definir as políticas para o setor. Integrar o Sistema é um dos requisitos para receber recursos federais destinados ao fomento do turismo. "Chegaremos ao SNTur fortalecendo os elos dos municípios e Estado, integrados ao elo Federal", ressaltou o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes.

Os 14 municípios são incluídos são Arapoti, Bela Vista do Paraíso, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Sucesso, Cambira, Mandirituba, Pitangueiras, Rancho Alegre, Rio Bom, Salgado Filho, Santa Izabel do Oeste, São Jerônimo da Serra, São Pedro do Ivaí e Sapopema. 

As cidades ainda precisam passar por uma triagem do Ministério do Turismo, que verifica se atendem todas as regras para integrar o SNTur. Em contrapartida, 44 municípios não atenderam às condições e saíram do Mapa do Turismo Brasileiro. "Só vai receber recursos federais quem estiver levando o turismo a sério", disse Gimennes. 

Pela proposta, o Paraná terá 231 municípios no Mapa, 30 a menos do que no último levantamento, feito em 2013. Eles não atenderam exigências como possuir um órgão municipal responsável pelo turismo ou prever orçamento para a área. 

Para o secretário do Esporte e do Turismo e presidente do Cepatur, Douglas Fabrício, apesar de um número menor de municípios no Sistema, o Paraná está bem posicionado no Mapa. "Temos percebido que os municípios estão se esforçando para dar mais atenção ao setor turístico e um grande número deles conseguiu atender todas as exigências para integrar o Sistema Nacional de Turismo. O papel do Governo do Estado é trabalhar em parceria com as prefeituras para dar o apoio necessário à profissionalização do setor e é o que estamos fazendo", ressaltou.

HOMENAGEM – O prefeito de Serranópolis do Iguaçu, Luiz Ferri, que participou da reunião como convidade, foi homenageado pela Secretaria do Esporte e do Turismo pela gestão em favor do segmento no município. Só com o Arrancadão de Jericos, uma corrida de veículos construídos artesanalmente, o município de menos de 5 mil moradores recebe mais de 40 mil visitantes. 

"É um dos poucos pequenos municípios que possuem uma profissional especializada, uma turismóloga, atuando localmente", lembrou Jacó Gimennes. "Serranópolis do Iguaçu é a certeza que os pequenos podem ser grandes quando desenvolvem Boas Práticas de Gestão", concluiu.

"Desde que assumi a prefeitura, percebi a importância do turismo para o município. Agradeço a homenagem pela nossa atuação", comentou Ferri. "Serranópolis é um exemplo de como o setor do turismo, quando recebe a atenção adequada, responde positivamente", ressaltou Douglas Fabrício. 

NOVAS ENTIDADES – Durante a reunião, os conselheiros também aprovaram a inclusão de dez entidades no Cepatur: Abrabar, Adetur Rotas do Pinhão, Sest/Senat, Federação do Transporte do Paraná e Santa Catarina, Associação dos Municípios do Paraná, Comec, Appa, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Instituto Polo Iguassu e Cooptur. Elas substituem outras dez entidades que não atenderam o regimento interno do Conselho Estadual do Turismo quanto à assiduidade em reuniões ordinárias.

PARQUES DO PARANÁ – Encerrando a pauta da reunião, a coordenadora de Biodiversidade e Florestas da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Sueli Ota, apresentou aos conselheiros o projeto Parques do Paraná. Desenvolvido pela Pasta, com parceria da Secretaria do Esporte e do Turismo e outras entidades, o projeto é um conjunto de ações e estruturação de unidades de conservação do Estado, com o objetivo de estimular a visitação e contribuir com a preservação do patrimônio natural e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades do entorno dos parques.

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.