Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Consórcio Cambé OAE Bratislava, formado por 3 empresas, foi declarado vencedor da licitação para construção da Trincheira Bratislava, na BR-369, em Cambé, pela Comissão de Licitação do DER.

O Consórcio terá um prazo de 18 meses – três para o projeto e 15 para execução da obra – no valor de R$ 13.560.000,00 milhões. Agora,  o DER abrirá prazo de recurso.

O Consórcio foi o segundo colocado no certame. A primeira arrematante foi desclassificada na fase de análise de documentação.

O desconto é de aproximadamente 25% sobre o valor máximo de R$18 milhões previsto no edital, sendo R$ 350 mil para a elaboração do projeto e R$ 17,6 milhões para a execução da obra, e um prazo de 18 meses – três para o projeto e 15 meses para a obra.

Regime diferenciado

A licitação atraiu nove empresas que disputaram o projeto e execução para a obra da Trincheira Bratislava, na BR 369, em Cambé. Com um modelo até então inédito no Paraná, o Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi) difere da licitação padrão pela agilidade porque permite a contratação de uma empresa ou consórcio para elaborar o projeto executivo de engenharia e imediatamente dar início à execução da obra. No RDCi, por exemplo, será verificada a documentação somente da empresa vencedora da licitação, e não de todos os participantes, tornando esta fase de habilitação muito mais rápida. E há somente uma fase para interposição de recursos.

Obra

O cruzamento entre a BR-369, a Avenida Brasil e a Estrada da Bratislava está na rota principal do trecho Londrina – Maringá, apresentando tráfego intenso de veículos. Por ali passam também moradores de cidades próximas, como Rolândia, Arapongas e Ibiporã, que se deslocam para trabalhar.  A estimativa para o volume de tráfego diário médio de veículos no local é de quase 20 mil automóveis e mais de 6 mil caminhões. Os engarrafamentos são comuns nos horários de pico.

A obra será executada na BR-369, no cruzamento com a Avenida Brasil e a Estrada da Bratislava, em Cambé. Na região, a obra é conhecida como Viaduto da Bratislava. A BR-369 será rebaixada para criar uma trincheira, e a obra será executada com dois viadutos, que darão continuidade à Avenida Brasil e a Estrada Bratislava em uma extensão aproximada de 800 metros.

Comissão de Infraestrutura

A trincheira está entre as obras prioritárias da Comissão de Infraestrutura de Londrina e região. Criada em 2017, reúne o deputado Tiago Amaral, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Sociedade Rural do Paraná (SRP), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Sinduscon Norte, Sindimetal, Grupo Folha de Comunicação, Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC) e Associação Médica do Londrina. Recentemente, a OAB e o CREA também se uniram à comissão. O objetivo é definir e lutar pelas obras que são relevantes para a infraestrutura e desenvolvimento de Londrina e região.

Rosi Guilhen/Assessora de Comunicação deputado Tiago Amaral

#JornalUnião

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.