Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Segunda usina ajudará a atender demanda para recapes asfálticos urbanos. Agora são 30 municípios participantes

A nova usina de micropavimento asfáltico, adquirida pelo Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano da Região de Astorga (Cindast), foi apresentada dia 3 na cidade de Marumbi (a 93 quilômetros de Londrina). A apresentação da máquina, um veículo automatizado, foi feita pelo presidente do consórcio, Arquimedes “Bega” Ziroldo (PTB), prefeito de Astorga, e pelo prefeito anfitrião, Marlon Pini (PSB). Esta é a segunda unidade adquirida pelas 30 prefeituras que fazem parte do consórcio. Com a nova unidade, os municípios signatários vão atender com mais agilidade suas demanda de recape asfáltico a um preço condizente com suas possibilidades.

Uma demonstração do equipamento estava prevista para ser realizada em Marumbi, mas o mau tempo prejudicou a apresentação. Uma solenidade, entretanto, foi realizada no plenário da Câmara com a presença, entre outros, de representantes de treze municípios, incluindo doze prefeitos, além de vereadores de Marumbi e lideranças políticas e empresariais da cidade e região. O convidado de honra foi o deputado federal Alex Canziani (PTB), idealizador do Cindast.

Segundo o deputado, o consórcio, que começou a operar no final do ano passado, pode servir de exemplo para todas as regiões do país: “A união de municípios será a solução para os problemas de asfalto enfrentados pelas prefeituras brasileiras”, salienta o parlamentar paranaense, lembrando que o grande “vilão” da manutenção da pavimentação de vias é o alto custo do serviço, normalmente realizado por empresas terceirizadas contratadas através de licitação. “Por meio de um consórcio, as prefeituras podem executar recapes a um preço mais adequado ao erário público”, discursou ele no plenário do Legislativo.

Recursos

Alex Canziani conseguiu R$ 1 milhão no orçamento da União para a aquisição da primeira usina, já em operação, e outros recursos estão sendo obtidos para melhorar a capacidade do consórcio. Para isso, a entidade conta também com os esforços do senador Álvaro Dias (PSDB).

Desde quando começou a funcionar, em dezembro, a primeira unidade já atendeu vias urbanas de Astorga, Colorado, Miraselva, Jaguapitã, Paranacity, Sabáudia, Santa Fé e Prado Ferreira, totalizando 144 mil metros quadrados de recape asfáltico. Os próximos municípios a serem atendidos são Nova Esperança, Centenário do Sul e Munhoz de Mello.

Cada município proponente do Cindast pode realizar até 18 mil metros quadrados de recapeamento asfáltico por vez, na forma de rodízio. A usina móvel pode executar 4 mil metros lineares por dia ao custo aproximado de R$ 3,60 o metro quadrado. Ziroldo disse que o próximo objetivo do grupo será adquirir mais uma unidade de micropavimento e uma usina de Tratamento Superficial Triplo (TST), além de outros equipamentos para ampliar a oferta de serviços.

Com a unidade de TST será possível asfaltar vias de terra ou pisos irregulares, uma vez que a camada de revestimento é constituída de três aplicações sucessivas de ligante betuminoso, cobertas cada uma por camada de agregado mineral, submetidas à compressão. “Com essas aquisições poderemos ampliar o atendimento”, explica o presidente do Cindast. Ziroldo disse ainda que, diante do sucesso, o consórcio poderá chegar a ter cinquenta prefeituras.

Municípios

Hoje, o Cindast é formado por Astorga, Centenário do Sul, Colorado, Jaguapitã, Miraselva, Nova Esperança, Paranacity, Prado Ferreira, Santa Fé, Munhoz de Mello e Sabáudia, entretanto, com a aquisição desta segunda unidade, será possível atender outros municípios. Com isso, o consórcio também deverá ter municípios do Vale do Ivaí, com as integrações de Godoy Moreira, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Novo Itacolomi, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí, e ainda Cândido de Abreu e Corumbataí do Sul, ambos do centro do Estado, Santa Inês e Porecatu, no Vale do Paranapanema Itambaracá e Rancho Alegre, no Norte do Estado, e Joaquim Távora e São José da Boa Vista, no Norte Pioneiro.

Asimp/Dep. Fed. Alex Canziani

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.