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Quatro oficinas gratuitas vão auxiliar os empresários a desenvolver coleção Inverno 2015 com base nos conceitos apresentados no Caderno Nosso, que contém informações inéditas sobre tendências

Um convênio nacional, firmado entre o Sebrae e o Senai, prevê a realização de treinamentos e palestras voltadas a melhorar a competitividade das indústrias têxteis de pequeno porte através de informações diferenciadas sobre criatividade, tendências, mercado e consumo. Este grande convênio entre as duas entidades prevê, para os próximos quatro anos e meio, a realização de 243 cursos e de 1,7 mil palestras. No total, devem ser beneficiadas mais de 120 mil pessoas, dos segmentos têxtil e confecção, couro e calçados e gemas e joias.

Reconhecida como uma das cidades-polo do vestuário no Paraná, Apucarana, receberá o ciclo completo proposto no convênio, neste mês de maio. A ideia é estimular a criatividade e apontar o direcionamento para o desenvolvimento de produtos diferenciados, capazes de ampliar o mercado de atuação das empresas participantes.

A iniciativa é uma ação complementar ao lançamento do Caderno Nosso – Colaboração – Estímulos – Inspiração, que também é fruto do convênio. As oficinas, que serão ministradas pela equipe do Senai Cetiqt, vão trabalhar os conceitos apresentados na publicação, que traz as tendências em cores, tecidos e modelagens para a coleção Inverno 2015.  José Henrique Martins, consultor do Sebrae/PR, explica que serão promovidas quatro oficinas. “Cada uma delas terá 25 vagas. As oficinas serão fontes de inspiração para a criação da coleção Inverno 2015, com base nas referências do Caderno Nosso e adaptadas para a realidade das empresas participantes”, diz.

O consultor do Sebrae/PR acrescenta que a ideia é antecipar as informações sobre as tendências no universo da moda e design,  levando em conta os aspectos mercadológicos relacionados ao comportamento e consumo. “São informações caríssimas que serão disponibilizadas para os empresários gratuitamente”, afirma José Henrique Martins.

A oficina “Laboratório de Criativação” será realizada no dia 7 de maio, das 8 às 18 horas, e no dia 8 de maio, das 8 às 12 horas.  Na ocasião, os empresários vão participar de atividades práticas orientadas por especialistas, na aplicação de metodologia diferenciada ao estímulo do processo criativo, a partir de uma visão ampla da moda relacionada a outras expressões de comportamento e consumo, mantendo sempre um paralelo com as ações de mercado.

Na oficina “Desenvolvimento de Produto”, que acontece no dia 13 de maio, das 8 às 18 horas, os empreendedores conhecerão uma metodologia para o planejamento e desenvolvimento de coleções, a partir dos resultados e estímulos criativos aplicados na etapa de criativação. Os participantes serão contemplados com informações práticas de como pesquisar, planejar e desenvolver seus produtos de acordo com a realidade de sua capacidade produtiva junto ao mercado, a fim de aumentar o valor agregado dos produtos.

Na oficina “Olhar da Forma (modelagem)”, que será promovida no dia 14 de maio, das 8 às 18 horas, os empresários aprenderão a interpretar as modelagens da estação, a fim de obter recortes, formas e volumes para apoiar no desenvolvimento das modelagens em sua produção. “Este módulo abordará técnicas de modelagem como os métodos tradicionais ou draping/moulage. Por isso, é importante que o empresário traga para a oficina um profissional da empresa com esse conhecimento, para que o treinamento seja aproveitado da melhor forma pela empresa”, salienta José Henrique Martins.

Já a oficina “Elaboração de fichas técnicas”, que será promovida no dia 15 de maio, das 8 às 18 horas, visa a auxiliar a tomada de decisões com base na ficha técnica de produto e seus desdobramentos no planejamento da produção e impactos logísticos (fornecimento e comercialização), financeiros e orçamentários referentes ao desenvolvimento das coleções e seus ciclos de vida. A análise tem como finalidade diminuir o desperdício de materiais e tempo relacionados a produtos e processos.  “Além disso, serão abordadas questões de precificação, estrutura de custos, ponto de equilíbrio e custo de adequação entre produtos e vendas”, conta José Henrique Martins.

Na opinião do consultor do consultor do Sebrae/PR, o ideal é que os empreendedores participem das quatro oficinas, que são complementares. “É um processo acumulativo de informações. E é importante destacar que os empresários terão a oportunidade de desenvolver 80% da coleção Inverno 2015 durante as oficinas, com a orientação de profissionais de altíssima competência”, ressalta.

O consultor do Sebrae/PR enfatiza ainda que as indústrias de Apucarana serão privilegiadas, já que a cidade é a única do Paraná que irá sediar o ciclo de oficinas no primeiro semestre. “Para se tornar competitivo no segmento da moda não basta criar. É preciso ter foco na diferenciação de produtos e na antecipação de tendências. No entanto, esse processo leva tempo e é necessário planejar com antecedência para aumentar as vendas junto  aos lojistas que atuam no mercado de confecções.”

As oficinas serão realizadas no escritório do Sebrae/PR em Apucarana, que fica na Rua Oswaldo Cruz, nº  510. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no Sebrae/PR pelo telefone (43) 3422-4439, ou no Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana (SIVALE), pelo (43) 3422- 0930.

O Caderno Nosso será apresentado no próximo dia 6 de maio no Salão Nobre da Associação Comercial e Industrial de Apucarana (ACIA), que fica na Rua Oswaldo Cruz, nº 510, às 19 horas. A inscrição é gratuita e pode ser feita no Sebrae/PR pelo telefone (43) 3422-4439, ou no SIVALE pelo (43) 3422- 0930. 

Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

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