Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A diretoria da Copel acolheu proposta da diretoria da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e se comprometeu a realizar estudos em caráter prioritário - em conjunto com a Casa Civil do Governo do Estado e a Secretaria Estadual da Fazenda - para revisar o decreto que cancelou a isenção do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre as tarifas de energia elétrica cobradas dos produtores rurais.

Na reunião, solicitada pelo presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, foram apresentadas várias reivindicações ao presidente da empresa, Luiz Vianna, e ao diretor-presidente da Copel Distribuição, Antonio Guetter, que foram debatidas em várias assembléias dos prefeitos do Estado. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, também participou da audiência.

A empresa ficou de analisar os pedidos e informou que cada município pode pedir revisão e parcelamento dos débitos cobrados em relação a ampliações de redes e pontos não informados á Copel, conforme sua capacidade de pagamento, cabendo ao Estado analisar questões de isenção.

Reivindicações

Os prefeitos pediram ainda a isenção da cobrança de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a taxa de iluminação pública; a redução de tarifa de energia elétrica para os produtores rurais; e a gratuidade do serviço de internet com fibra ótica, oferecido pela Copel, a todos os órgãos dos municípios, como escolas, postos de saúde e hospitais, praças, etc.

Acompanhado de uma comissão de prefeitos, Micheletto pediu, ainda: revisão dos cálculos das dívidas das prefeituras com a empresa; suspensão da cobrança e do cancelamento de restrições (CADIN/CAUC), sem prejuízo na manutenção dos serviços; mais prazo para o parcelamento destes débitos; adoção de critérios de cobranças de taxas de produtores rurais isonômicos em todas as regiões do Paraná; e que os municípios sejam consultados pela Copel nas decisões relativas às cidades.

Reunião produtiva

"A reunião foi produtiva e serviu para o aprofundamento do diálogo entre os prefeitos e a Copel. Isto era necessário porque as prefeituras são o maior cliente da empresa nos municípios”, comentou Micheletto, acompanhado dos prefeitos Luiz Carlos Gil (2º vice-presidente da AMP e prefeito de Ivaiporã); Paulo Souza (prefeito de Icaraíma e presidente da Amerios-Associação dos Municípios  de entre Rios); Luiz Nicácio (prefeito de Centenário do Sul e presidente da Amepar-Associação dos Municípios do Médio Paranapanema); José Maria Ferreira (Ibiporã) e Hélio Alves (Ampere).

Assembleia da AMP

Pela manhã, a AMP promoveu reunião com os prefeitos para debater a crise dos municípios, provocada pela desproporção entre sua queda de receita e aumento de despesas. No plano federal, os prefeitos cobram mais recursos do Governo Federal em relação ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e a aprovação de projetos de interesse das prefeituras no Congresso. No plano estadual, os prefeitos decidiram pedir à Secretaria Estadual da Saúde um aumento das verbas para o transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino.

Aurélio Munhoz/AMP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.