Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Copel recebeu na segunda-feira (10), no Uruguai, o prêmio de melhor distribuidora de energia da América Latina. Concedido pela Comisión de Integración Energética Regional (CIER), o prêmio foi entregue ao vice-governador Flávio Arns, acompanhado pelo presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, e pelo diretor da Copel Distribuição, Vlademir Daleffe.

É a terceira vez nos últimos quatro anos que a Copel recebeu este reconhecimento CIER, que é a principal entidade do setor elétrico no continente. “É uma distinção que consolida a Copel não apenas como a maior e melhor empresa paranaense, mas como um exemplo a ser seguido no setor elétrico em toda a América Latina”, afirmou Flávio Arns.

A premiação ocorreu durante o Congresso Iberoamericano de Energia, que acontece nesta semana e reúne representantes de mais de 250 empresas do continente em Punta del Este, no Uruguai. O encontro discute os rumos do setor elétrico na América Latina.

A Copel concorreu com 34 grandes distribuidoras de 13 países. A avaliação do desempenho é feita através de uma pesquisa de satisfação com os consumidores de energia de todas as empresas.

Premiação

Realizado desde 2003, o prêmio adota a mesma metodologia da Pesquisa da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia (Abradee), que também reconheceu a Copel em 2014 como a melhor distribuidora do Brasil na avaliação do cliente.

Em 2011 e 2012 a Copel também havia conquistado o ouro e, em 2013, o bronze no Prêmio Cier.

Os consumidores respondem a um questionário com perguntas sobre diferentes áreas de atuação das companhias, como fornecimento de energia, informação e comunicação, atendimento ao cliente, conta de luz e imagem da empresa. A partir dos dados coletados, é calculado o Índice de Satisfacción del Cliente con la Calidad Percibida (ISCAL).

O ISCAL da Copel foi 89,3, seguido pela também brasileira Elektro (88,3) e pela Essa, da Colômbia (87,2).

Foco no cliente

O diretor-presidente da Copel Distribuição, Vlademir Daleffe, comemorou o pr Vlademir Daleffe êmio e ressaltou os investimentos que a Copel fez em modernização da rede elétrica, atendimento e gestão.

“Ao contrário do que se pode imaginar, a busca pela qualidade não é um custo elevado e tem um retorno assegurado para a Companhia e para os paranaenses”, disse ele.

Em busca da satisfação do cliente, a Copel Distribuição escolheu três focos estratégicos que norteiam a atuação da empresa: que não falte energia, que a conta de luz esteja correta e não traga surpresas e que, ao contatar a empresa, o cliente seja bem atendido.

Os resultados dessa aposta justificam o reconhecimento. Em dez anos, a Companhia quadruplicou o investimento na rede de distribuição. Somente em 2013 foram aplicados quase R$ 800 milhões.

Em consequência, na última década a Copel reduziu pela metade a ocorrência de interrupção de energia. No mesmo período, a empresa colecionou diversas premiações na satisfação do cliente.

Em 2014, além da CIER e da Abradee, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconheceu o trabalho desenvolvido pela Companhia.

Entre todas as grandes distribuidoras do Brasil, a Copel obteve o menor índice de reclamações procedentes na ouvidoria da Agência – de 0,66 - enquanto a média nacional foi de 4,47.

Destaque em Responsabilidade Socioambiental

Além do prêmio principal, a Copel Distribuição também foi a mais bem avaliada em Responsabilidade Social. O troféu de destaque na área é conferido à distribuidora com melhor desempenho geral em 14 diferentes atributos, como apoiar programas sociais, ambientais e eventos culturais, levar energia a localidades remotas e contribuir para o desenvolvimento regional, dentre outros.

Entre as principais estratégias para implementar ações de responsabilidade, destacam-se a criação de um comitê gestor voltado ao Prêmio Abradee e a constituição de comissões internas socioambientais (Cisa).

"Este prêmio é um reconhecimento à nossa preocupação em estruturar e consolidar a gestão sustentável e responsável de todas as nossas atividades", diz Vlademir Daleffe.

De modo estruturado e contínuo, a Copel desenvolve projetos socioambientais em todo o estado, como o programa Iluminando Gerações, que leva orientações sobre uso seguro e eficiente de energia a mais de 100 mil alunos.

Para a preservação da natureza, o programa Florestas Ciliares recupera áreas ambientais degradadas. Já pelo programa Luz Fraterna o Governo do Paraná quita as contas de luz das famílias de baixa renda com consumo de até 120 kWh.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.